Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO USO DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

     Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminasmineraisfibrasácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
     Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.
     A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.
Alguns suplementos proteicos
  • Albumina,
  • Whey Protein,
  • Caseína,
  • Proteína de soja,
  • Levedura de cerveja,
  • Creatina
  • PowerMax
Carboidratos
  • MaltoDextrina,
  • Dextrose,
  • Hipercalóricos em geral.
     Depois de começar a realizar exercícios físicos regulares, é comum o atleta buscar um suplemento que consiga repor a deficiência de nutrientes gastos em suas novas atividades. Porém, utilizar produtos do mercado sem acompanhamento de um nutricionista ou que tenham substâncias ilegais podem trazer sérias consequências.


     Se administradas da maneira incorreta, essas substâncias podem causar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia, cansaço e alteração da percepção de dor. Em alguns casos pode até levar ao aumento do peso. 


     De acordo com a nutricionista especializada em atletas, Joyce Nunes de Oliveira, não são todas as pessoas que podem ingerir complementos alimentares. “Eles (os suplementos) são indicados em casos onde o atleta não ingere quantidade de alimentos suficientes para suprir um gasto energético de cerca de três mil calorias diárias”, explica.


    Além disso, a cardiologista Dra. Clea Simone Colombo também alerta para problemas que podem ser desencadeados pelo aumento do ritmo cardíaco. “Grande parte dos suplementos têm como base a cafeína, que aumenta os batimentos e, em pessoas pré-dispostas, pode causar arritmia grave e até risco de infarto”, discorre.

     Para que o atleta não tenha nenhuma reação adversa, Joyce explica que é necessário realizar diversos exames. “Primeiramente é preciso conhecer a rotina alimentar do paciente e se há deficiência de nutrientes. Além disso, é necessário fazer uma avaliação clínica do mesmo, para saber se há deficiência hormonal, problemas cardíacos, renais ou hepáticos”.

Riscos- Conhecidos como “pré-treino”, alguns tipos de suplementos (com estimulantes) podem aumentar a pressão arterial e causar sérios danos quando são administrados de forma incorreta. “No exercício físico regular ocorre naturalmente o aumento do ritmo cardíaco, temperatura e desidratação. Quando o atleta ingere o “pré-treino”, ele causa aumento da desidratação e hipertermia (dificuldade em perder calor). A cafeína também tem efeito diurético que favorece e perda de água”, explica a cardiologista, Dra. Clea.

     De acordo com a nutricionista, existem alguns tipos de suplementos que são mais procurados pelos esportistas.

Suplementos em forma de comprimidos


Fontes: Wikipédia e www.webrun.com.br/h/noticias/suplementos

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

     O Dia Nacional da Consciência Negra  é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
     A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
     Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
     Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
     O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Qual a origem do Dia da Consciência Negra?

Data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropas coloniais em 1695



Pintuira retrata o herói nacional Zumbi dos Palmares Foto: Wikimedia Foundations / Reprodução
Pintura retrata o herói nacional Zumbi dos Palmares
Foto: Wikimedia Foundations / Reprodução    

     Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. "É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.
     O Quilombo dos Palmares ficava onde hoje se encontra o estado de Alagoas e é considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, pois durou cerca de 100 anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros. "Funcionava como um Estado dentro de outro Estado. Os negros fugiam do sistema escravista e se refugiavam em uma área de difícil acesso, mas com solo muito rico", conta.
     Mas como a comunidade dos quilombos conseguiu resistir por um século contra o exército brasileiro, que utilizou canhões pela primeira vez em tentativas de destruir o quilombo? "O quilombo possuía um corpo bélico, com armas adquiridas por meio de trocas com fazendeiros do entorno, pela comida que produziam e também por assaltos', explica Martha.
FONTE: Site TERRA e WIKIPÉDIA.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

XVII FEIRA DE CONHECIMENTOS 2013

     Neste sábado, dia 8, foi realizada a XVII FEIRA DE CONHECIMENTOS do Instituto Ivone Vanderley sob o tema: VIAGEM CULTURAL, GRANDES PERSONALIDADES. 
     Como sempre foi um grande sucesso e bem divertido onde conhecemos algumas das mais variadas personalidades do Brasil e do Mundo. 
     Estamos todos de parabéns!

Foto: XVII FEIRA DE CONHECIMENTOS 2013


terça-feira, 12 de novembro de 2013

OS ARTRÓPODES

     Os artrópodes (Arthropoda, do grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) são um filo de animais invertebrados, que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.
     Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos(crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem.  Possuem uma ampla gama decores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura. 
     Sua existência é datada nos registros fósseis desde o período Cambriano (cerca de 542 a 488 milhões de anos atrás), onde criaturas como as Trilobitas eram encontradas em abundância nos oceanos.  Algumas teorias sobre a origem deste filo sustentam que os ancestrais dos artrópodes podem ter sido os anelídeos (vermes de corpo segmentado em anéis) ou de algum outro ancestral em comum. 
  Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes.  Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agriculturaOs artrópodes têm apêndices articulados; o corpo segmentado, envolvido num  exoesqueleto de quitina (números da imagem acima). Os apêndices estão especializados para a alimentação, para a percepção sensorial, para defesa e para a locomoção. São estas "patas articuladas" que dão o nome ao filo e que o separam dos filos mais próximos, os Onychophora e os Tardigrada . O exoesqueleto é uma camada de cutícula quitinosa que reveste externamente todo o corpo dos artrópodes. Ele apresenta placas articuladas e contínuas. A presença de fenol na placa a deixa mais rígida e com a cor mais escura.
     Eles são animais metamerizados, isto é, têm corpo segmentado, mas sua metameria não é tão evidente como a dos anelídeos; isso porque sua metameria heteronôma: os metâmeros (segmentos) diferenciam-se durante o desenvolvimento, alguns deles fundindo-se para a formação de tagmas que, como nos insetos, são tipicamente:
Ficheiro:Arthropoda.jpg
As diversas classes de artrópodes



sábado, 2 de novembro de 2013

O FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS

     futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908.
     É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas conquistadas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria (ouro em 1996 e prata em 2008), Camarões (ouro em 2000) e Coréia do Sul (bronze em 2012). Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze. A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental, e desde então nunca mais chegou a se classificar para o torneio. Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.
     A competição tornou-se cada vez mais importante em toda a década de 1920, embora essa década testemunhou um mau momento na história do movimento olímpico, quando, durante a final dos Jogos de 1920, a Tchecoslováquia saiu do campo de jogo em protesto contra a arbitragem de John Lewis e o clima militarizado dentro do estádio na Antuérpia. Nas edições de 1924 e 1928 da competição, o movimento olímpico foi dado um impulso poderoso, com a entrada do Uruguai e Argentina.
     Já foi considerado um "campeonato mundial" até a realização da primeira Copa do Mundo em 1930. Após a realização da mesma, passou a ser disputado por seleções amadoras- com vantagem para os socialistas do Leste Europeu, já que os jogadores nesses países não eram, em teoria, profissionais — e assim enviavam aos Jogos Olímpicos suas seleções principais (o que ficou conhecido por "amadorismo de fachada"), ao passo que os países ocidentais eram forçados a mandar equipes amadoras ou de juniores.
     Para os Jogos de Los Angeles 1984, o Comitê Olímpico Internacional fez uma mudança necessária para aumentar o interesse, e decidiu admitir jogadores profissionais. A FIFA ainda não queria as Olimpíadas para disputar com a Copa do Mundo, portanto, um acordo atingido permitiu que jogadores que não tivessem ido em uma Copa do Mundo disputar as Olimpíadas. Muitas delegações em campo levaram equipes jovens, incluindo a Seleção Francesa de Futebol, que em 1984 ganhou o título olímpico.
Desde 1992 os concorrentes do sexo masculino devem ter menos de 23 anos, com três jogadores de qualquer idade permitidos por time. O torneio é "sub-23", complementando outros próprios torneios da FIFA com os Mundiais Sub-20 e Sub-17.4 O novo formato permite que as equipes de todo o mundo possam competir de forma igual, e os países africanos se aproveitaram em particular, como a Nigéria e Camarões, vencedores em 1996 e 2000, respectivamente.5
     Por causa do formato, vários dos países historicamente fortes no futebol têm campanhas modestas ou inexpressivas. A Holanda conquistou o bronze nos três primeiros torneios, mas não se classifica aos Jogos desde 1952. O Uruguai venceu o torneio em suas duas primeiras participações, em Paris 1924 e Amsterdã 1928, sendo apenas essas duas aparições olímpicas até 2012, onde conseguiu a sua classificação após 84 anos sem disputar o torneio olímpico de futebol. O Brasil conquistou cinco medalhas na história do futebol olímpico: prata em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012, e bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008. A Hungria, do então Leste Europeu conquistou três medalhas de ouro, em Helsinque 1952Tóquio 1964 e Cidade do México 1968, quando a competição era amadora. A Itália só venceu uma vez o título olímpico, em Berlim 1936, e mais dois bronzes Amsterdã 1928 e Atenas 2004 e tem o maior número de participações no torneio (15).
     Ferenc Bene, da Hungria, é o maior artilheiro da história do torneio, com 12 gols marcados em 5 jogos na edição de 1964 em Tóquio.
O Futebol Olímpico
     Em 1996 o torneio feminino também foi introduzido nos Jogos Olímpicos.

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões