Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 20 de março de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DA 1ª UNIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO - 2014


ASSUNTO: VITAMINAS E CARBOIDRATOS
     No século 15, época das grandes navegações, era comum os marinheiros dos navios serem acometidos por uma patologia chamada ESCORBUTO, também conhecida como doença de marinheiro. Essa doença provocava feridas na boca e nas gengivas levando o doente a óbito.
     O escorbuto era causada pela carência de VITAMINA C no organismo. A vitamina C pode ser encontrada na ACEROLA, LARANJA, LIMÃO, MANGA, MORANGO, CAJU, GOIABA E OUTRAS.
    O nosso organismo é capaz de degradar os carboidratos em glicose. Os alimentos ricos em carboidratos são: O MILHO, O TRIGO, A MANDIOCA, A BANANA, O ARROZ, A BATATA e tudo o que é feito com esses produtos.
     Em cada alimento especifico encontramos certo tipo de carboidrato. Ex: na PERA encontramos um carboidrato conhecido como GLICOSE; na CANA-DE-AÇUCAR encontramos a SACAROSE; na BATATA o AMIDO; no LEITE a LACTOSE.

ASSUNTO: CITOLOGIA
     Veja as funções de alguns organóides que aparecem nas células.
COMPLEXO GOLGIENSE – órgão que produz e armazena substâncias.
 RIBOSSOMOS – produz muitas proteínas.
MITOCÔNDRIAS – utiliza muita energia.

ASSUNTO: SISTEMA DIGESTÓRIO
     A salmonela é causada pela ingestão de ovo cru ou mal passada. Trata-se de uma bactéria que ataca o sistema digestório,  causando diarreia e muitas dores abdominais.
     Pode ser evitada fritando bem o ovo na hora de consumir e jamais comer ovo cru.

ASSUNTO: SISTEMA CARDIOVASCULAR
     A contração das cavidades do coração, quando estão cheios de sangue é chamada de SÍSTOLE.
     A artéria é todo vaso que TRANSPORTA SANGUE RICO EM O2 e veia é todo vaso que TRANSPORTA SANGUE RICO EM CO2.
     O sangue venoso é rico em gás carbônico (CO2) e chega ao coração através das veias cavas inferior e superior.
     O sangue arterial é rico em gás oxigênio (O2) e sai do coração pela artéria aorta e é distribuído pelo corpo.

ASSUNTO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
     A atividade do diafragma e dos músculos intercostais é normalmente controlada involuntariamente por um órgão do sistema nervoso, O BULBO RAQUIDIANO.

     Estudar os desenhos esquemáticos dos sistemas respiratório e digestório.


REVISÃO PARA A PROVA DO 7º ANO - 1ª UNIDADE - 2014


ASSUNTO: REINO DOS MONERAS ( BACTÉRIAS )
     A gonorreia e a sífilis são doenças causadas por bactérias cuja transmissão se dá principalmente por via sexual.
     Algumas doenças não possuem vacina para prevenir seu contágio, como é o caso da sífilis, gonorreia e cólera. Podemos reduzir o risco de adquiri-las usando camisinha ( caso das DST ‘s sífilis e gonorreia ) e lavando muito bem os alimentos e fervendo a água ( no caso do cólera ).
     Células procariontes são células que não apresentam organização celular, isto é, não têm núcleo. Ex: as bactérias e cianofíceas.
     Há no planeta milhões de seres vivos. Embora diferentes, os seres vivos compartilham muitas características. Se vistos por esse lado, um cavalo e uma bactéria são semelhantes, ou seja, ambos se reproduzem e são formados por células.
     Não esqueça, AS BACTÉRIAS SÃO CÉLULAS PROCARIONTES PORQUE NÃO TÊM NÚCLEO, MAS APRESENTAM DNA.
     Se você acha que as bactérias só causam doenças está enganado, elas também trazem vários benefícios ao homem. Algumas delas são usadas na indústria de laticínios, como é o caso dos Lactobacillus e Streptococcus.
     Contudo, certas bactérias podem causar doenças como tétano, tuberculose, meningite e outras. Essas doenças podem ser combatidas com ANTIBIÓTICOS.
     As bactérias pertencem ao REINO MONERA, os seres vivos que pertencem a esse reino são PROCARIONTES, UNICELULARES, AUTÓTROFOS, HETERÓTROFOS E MICROSCÓPICOS.

 ASSUNTO: VÍRUS
     Os vírus não apresentam organização celular.
     Os vírus podem ser considerados seres vivos e não-vivos, ou seja, é um ser vivo quando encontra uma célula e se reproduz na mesma e não – vivo quando está incubado, aí se apresenta como um conglomerado de moléculas.


ASSUNTO: OS REINOS DOS SERES VIVOS E CITOLOGIA

REINOS
ORGANISMOS
MONERA
 BACTÉRIAS, CIANOBACTÉRIAS
PROTISTA
PROTOZOÁRIO, ALGAS
FUNGO
COGUMELO
PLANTAS
SAMAMBAIA
ANIMAL
BORBOLETA

     Observe o esquema de uma célula a seguir.

Esquema de uma célula vegetal




     Esta é uma célula vegetal porque apresenta PAREDE CELULAR, GRANDE VACÚOLO E CLOROPLASTO, estruturas exclusivas de uma célula vegetal.
     Esta é uma célula eucarionte pois, como podemos ver, ela apresenta um núcleo.
     Se você quisesse ter feito este desenho observando-a a olho nu, não ia conseguir porque as células são microscópicas e só é possível vê-las com ajuda de um microscópio.

     E não esqueça: “ TODO SER VIVO SE ORIGINA POR REPRODUÇÃO DE OUTRO SER VIVO DA MESMA ESPÉCIE “. É o que afirma a teoria da BIOGÊNESE

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 6º ANO - 1ª UNIDADE - 2014


ASSUNTO: TERREMOTOS E VULCÕES
     Você sabia que os continentes estão em movimentação? Sim, a cada ano eles se afastam cerca de 1 cm. É por isso que o Planeta Terra tem o formato de um geoide.
     É nas bordas das placas tectônicas onde ocorrem com frequência as erupções vulcânicas e os terremotos.

     Proibido esquecer.
VULCÕES – são aberturas verticais na crosta, por onde o magma é lançado sob forma de lava.
FALHAS – nome das estruturas formadas em decorrência da movimentação das placas.
LITOSFERA – camada exterior da terra formada pela crosta e pelo manto.
SISMOS – abalos naturais da crosta terrestre que ocorrem pela ruptura da crosta em algum ponto.

     Os vulcões liberam gases e vapores como ENXOFRE, GÁS CARBÔNICO,  OXIGÊNIO, HIDROGÊNIO, AMÔNIA.

ASSUNTO: AS CAMADAS DA TERRA
     O vento, o calor, o frio e a chuva são os principais agentes que fragmentam as rochas.
     O calor do Sol pode atuar nas rochas fragmentando-as e causando sua decomposição.
     Sabendo-se que a matéria prima do vidro tem origem mineral e que, para sua fabricação, é preciso muito combustível para aquecer os fornos nos quais é fundido, podemos afirmar que a reciclagem do vidro é NECESSÁRIA, PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEIS E MINERAIS, QUE SÃO RECURSOS NÃO- RENOVÁVEIS.

     Em relação aos minerais, não esqueça.
  •      De acordo com a origem, as rochas são classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.
  •      Os depósitos de carvão e petróleo estão relacionados às rochas sedimentares.
  •      As rochas SEDIMENTARES resultam da decomposição de detritos no fundo do mar.
  •      A crosta terrestre é composta por vários tipos de rocha, inclusive as calcarias.
  •      O basalto é um exemplo de rocha ígnea.

     Uma viagem da superfície terrestre ao centro da terra seria de apenas 6.780 km. Porém essa viagem não é possível de ser realizada por diversos fatores, um deles é que o núcleo da terra é muito quente ( cerca de 6000 ºC) e não existe nenhum equipamento feito pelo homem capaz de aguentar tão alta temperatura.

ASSUNTO: ASTRONOMIA
     A Lua é o satélite natural da Terra, lá não existe água, apesar de os cientistas tentarem achar água em sua forma sólida sem sucesso.
     Os astronautas que visitaram a Lua tiveram que usar uma roupa especial para poder caminhar na superfície lunar, pois na Lua não há oxigênio e sua gravidade é menor que a gravidade da terra.

     Vamos relembrar.
MERCÚRIO – é o planeta mais próximo do Sol.
VÊNUS – planeta também conhecido como Estrela D’Alva.
JÚPITER – é o maior planeta do Sistema Solar.
SATURNO – é conhecido como planeta dos anéis.
    



quarta-feira, 5 de março de 2014

ESPAÇO CIÊNCIA DE RECIFE



Espaço Ciência - Recife - PE

     Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições, um edifício chamado Centro Educacional, onde estão situados laboratórios didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens. Ainda conta com o edifício da pirâmide – Pavilhão de Exposições, além de duas trilhas – a Ecológica e a das Descobertas que engloba cinco áreas: 

     Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda, que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai além dos limites da sua sede, o Espaço Ciência desenvolve os programas itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que promovem oficinas, exposições e apresentações em vários municípios de Pernambuco e de estados vizinhos.
     Através do programa Ciência por toda parte, o Espaço Ciência vem montando museus de ciência em diversos municípios. Já funcionam os Museus em São José do Egito, Salgueiro, Goiana, Flores, João Alfredo, Surubim e Itaíba.
Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do Espaço Ciência. Além de ser um local onde as pessoas podem explorar diversos aspectos da ciência, tem uma forte atuação social. São marcantes os programas sociais: CLICidadão (curso de informática e cidadania para comunidades), Projeto Gepetto (fabricação de jogos e brinquedos educativos com jovens de comunidades) e Jardim da Ciência (curso de jardinagem voltado para a formação de jovens de baixa renda).

Acesse o link abaixo e saiba mais
http://www.espacociencia.pe.gov.br/

sábado, 1 de março de 2014

O FREVO PERNAMBUCANO


Passistas do frevo
     O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco, misturando marchamaxixe e elementos da capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.

ORIGENS

     Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte .
A capoeira, luta desenvolvida por escravos africanos em solo brasileiro, influenciou diretamente as origens do frevo.
     O frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval para proporcionar mais animação nos folguedos. Com o decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.

DANÇA

     Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais.      Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.
     A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

 ORIGEM DA PALAVRA
   A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, ferver, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.

  

INSTRUMENTO E LETRA

     De instrumental, o gênero ganhou letra no frevo-canção e saiu do âmbito pernambucano para tomar o resto do Brasil. Basta dizer que O teu cabelo não nega, de 1932, considerada a composição que fixou o estilo da marchinha carnavalesca carioca, é uma adaptação do compositor Lamartine Babo do frevo Mulata, dos pernambucanos Irmãos Valença.
     A primeira gravação com o nome do gênero foi o Frevo Pernambucano (Luperce Miranda/Oswaldo Santiago) lançada por Francisco Alves no final de 1930. Um ano depois, Vamo se Acabá, de Nelson Ferreira pela Orquestra Guanabara recebia a classificação de frevo.
     Dois anos antes, ainda com o codinome de "marcha nortista", saía do forno o pioneiro Não Puxa Maroca (Nelson Ferreira) pela orquestra Victor Brasileira comandada por Pixinguinha.
     Ases da era de ouro do rádio como Almirante (numa adaptação do clássico Vassourinhas), Mário Reis (É de Amargar, de Capiba), Carlos Galhardo (Morena da SapucaiaO Teu LencinhoVamos Cair no Frevo), Linda Batista (Criado com Vó), Nelson Gonçalves (Quando é Noite de Lua), Cyro Monteiro (Linda Flor da Madrugada), Dircinha Batista (Não é Vantagem), Gilberto Alves (Não Sou Eu Que Caio LáNão Faltava Mais NadaFeitiço), Carmélia Alves (É de Maroca) incorporaram frevos a seus repertórios.
     Em 1950, inspirados na energia do frevo pernambucano, a bordo de uma pequena fubica, dedilhando um cepo de madeira eletrificado, os músicos Dodô & Osmar fincavam as bases do trio elétrico baiano que se tornaria conhecido em todo o país a partir de 1969, quando Caetano Veloso documentou o fenômeno em seu Atrás do Trio Elétrico.

FONTE: WIKIPÉDIA

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões