Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Geleira na Patagônia desaba no inverno

Da BBC Brasil


Pela primeira vez desde 1917, cientistas registraram desabamentos nas geleiras de Perito Moreno, na Argentina, durante o inverno. A ruptura é também a primeira registrada desde março de 2006. A geleira fica a poucos quilômetros da cidade turística de El Calafate, na província de Santa Cruz, na Patagônia. Desabamentos como o registrado nesta semana são raros por estarem acontecendo em pleno inverno argentino.


Pela primeira vez desde 1917, cientistas registraram desabamentos nas geleiras de Perito Moreno durante o inverno.


Um morador afirmou que rupturas como essas nunca ocorrem nesta época do ano, mas sim entre março e abril, quando as temperaturas não são tão baixas. Em tempos de mudança climática, é natural que o fenômeno seja creditado a isso, mas vários cientistas argentinos dizem que os desabamentos tem mais a ver com o alinhamento da geleira de Perito Moreno em relação à terra firme do que com aquecimento global. De acordo com os especialistas, Perito Moreno é a única geleira na Argentina que ainda mantém um equilíbrio entre a água perdida e a acumulada ao longo das estações do ano. A geleira tem 3 km de largura e se estende por 200 km cúbicos debaixo d'água. Ela fica, em média, 70 metros acima da superfície do lago na qual se encontra.


ASSISTA o vídeo aqui.


*Para assistir ao vídeo, é necessário desativar o anti-pop-up e ter o Real Player instalado
NomeOrigem("Ciencia e Saude - Noticias - BBC");
do UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões