Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Batismo no berçário de serpentes

Dê nome a um filhote de jibóia na inauguração de uma área para cobras recém-nascidas em SP

Você está convidado a conhecer um berçário diferente, que não tem nenhum bebê de bochechas rosadas e, sim, um filhote de cobra! Topa? Então, a partir do dia 26 de setembro, visite o Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo. Nesta data, será inaugurada uma área especial, que funcionará como um berçário de serpentes, pois receberá filhotes de cobras. A princípio, o berçário contará apenas com um morador: um filhote de jibóia nascido em março deste ano, que ainda não tem nome. Uma situação que irá mudar, porém, no dia três de outubro. Sabe por quê? Quem estiver no Museu Biológico entre 26 de setembro e dois de outubro será convidado a batizar o filhote, além de conhecer os seus pais e comparar o seu próprio tamanho com o da mamãe jibóia, que tem quatro metros de comprimento.


Este é o filhote de jibóia que está à espera de um nome (foto: Antonio COR da Costa).


O nome escolhido para o filhote de cobra será anunciado em três de outubro, na página do Instituto Butantan na internet. No dia seguinte, acontece o batismo. Então, pronto para virar padrinho de serpente? Participe!


Bia Aparecida

Ciência Hoje das Crianças 25/09/2008

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões