Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mais que diários virtuais

Blogs podem melhorar o desempenho escolar e estimular a interdisciplinaridade, aponta estudo


Um dos blogs criados por alunos do Ensino Médio de uma escola em Minas Gerais para debater temas abordados em sala de aula. Essa ferramenta contribuiu para aumentar suas capacidades de discussão e escrita (reprodução).


Os blogs podem ser uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula e estimular a interdisciplinaridade. O uso desses diários virtuais por estudantes do Ensino Médio de uma escola em Minas Gerais contribuiu para aumentar suas capacidades de discussão e escrita, entre outros benefícios.

Os resultados da experiência, feita pela professora de produção textual Cláudia Rodrigues, fazem parte de sua dissertação de mestrado, orientada pela linguista Denise Bértoli Braga e apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A ideia de Rodrigues surgiu a partir da percepção de que o potencial de ferramentas como a internet permanecia pouco explorado na escola. “Os alunos sabiam muito mais sobre recursos da internet do que nós, professores”, diz.

Depois de uma tentativa fracassada de criar um blog próprio no qual os alunos comentassem e discutissem os assuntos publicados, Rodrigues experimentou usar essa ferramenta de forma menos centralizada: os blogs seriam dos alunos, e não da professora. “Percebi que trabalhar com a internet focada no educador não funciona”, avalia.





Rede de debates

Rodrigues dividiu suas turmas em grupos, que deveriam criar um blog onde se discutissem os temas abordados em sala de aula. “Os alunos se identificaram com o ambiente dinâmico e informal, em que a discussão não era só com o professor”, explica. Por meio dos posts e dos comentários, os debates iniciados na escola continuavam, não só entre os alunos, mas também com pessoas de fora, como pais e outros amigos.

Nos 20 blogs criados, os alunos adotaram espontaneamente a norma culta da língua, e não a linguagem abreviada típica da internet (reprodução).

O fato de o blog ser um espaço público contribuiu para melhorar a escrita dos estudantes, que passaram a ler mais e se informar melhor antes de discutir um assunto. “Os debates ficaram mais embasados e os textos, mais bem elaborados”, conta Rodrigues.

A professora ressalta que os resultados mais inesperados e positivos da atividade foram a interdisciplinaridade e a intertextualidade das discussões. Segundo ela, os alunos começaram a confrontar os temas e pedir dicas e opiniões de professores de outras disciplinas, o que não era, a princípio, o objetivo da experiência.

Resistência das escolas

Embora o uso de blogs em atividades escolares tenha sido tão produtivo, Rodrigues ressalta que há uma resistência em relação ao emprego dessa ferramenta. Segundo ela, existe preconceito – principalmente em relação à linguagem da internet –, que seria causado pela falta de informação dos representantes das instituições de ensino. “As escolas geralmente acham que a internet serve apenas para o lazer do estudante e é onde ele aplica somente aquela linguagem abreviada e fora dos padrões da norma culta”, comenta.

Rodrigues defende a variedade linguística e não condena o uso dessa linguagem abreviada típica do meio virtual. Mas ela ressalta que em nenhum dos 20 blogs criados os alunos usaram o “internetês”, mesmo sem ter havido uma orientação específica sobre a linguagem a ser adotada. “O aluno entendeu que era um blog educacional e, por isso, a norma culta não foi suplantada pela linguagem da internet”, relata. “A linguagem culta já é estabelecida e reconhecida e isso foi percebido pelos próprios alunos.”

Para a professora, os resultados do estudo mostram que é preciso repensar o papel da internet na vida do estudante. “O blog deve ser uma ferramenta do aluno e do professor, e a internet pode ser útil para todas as disciplinas”, completa.

Isabela Fraga
Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões