Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Meteorito raro encontrado em Arvorezinha

Geólogos identificam meteorito raro em Arvorezinha

O fragmento tem 50cm de comprimento, 40cm de largura e 24cm de altura e pesa 145 quilos

Foto da prefeitura de Arvorezinha mostra o fazendeiro Danilo Gozzi, o prefeito José Scorsatto e professores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ao lado de meteorito encontrado numa plantação de milho. Com 50 cm de comprimento, 24 cm de altura e peso três vezes superior ao de uma rocha com suas medidas, ele será enviado ao Canadá junto de especialistas brasileiros para estudos químicos


Ao aplicar veneno na lavoura de milho de sua propriedade, na zona rural de Arvorezinha, o agricultor Danilo de Oliveira, de Arvorezinha, no Vale do Taquari, se surpreendeu com o que encontrou pelo caminho, na quinta-feira.

Caída no terreno, uma pedra pequena e pesada chamou sua atenção porque nunca esteve ali. Geólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estiveram no local para realizar testes científicos e confirmaram: o fragmento se trata de um raro meteorito.



O meteorito é do tipo Siderito e é considerado raro pelo fato de que apenas 5% dos fragmentos já registrados serem desta classe — este pode ser o quarto localizado no Estado. Em todo o Brasil estão registrados 56 meteoritos, apenas 21 deste tipo.

Mas não é possível terminar a data da queda. Segundo o geólogo Antônio Pedro Viero, do Instituto de Geociências da Ufrgs, é provável que a rocha pertença ao núcleo de algum planeta. Antes de ser levado ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o meteorito vai passar por análises químicas no Canadá, cujo resultado vai ser publicado numa revista científica para registro oficial.

Este não é o primeiro meteorito encontrado no Vale do Taquari. Em 1937, a queda de um meteorito foi vista em Putinga, cidade a cerca de 20 quilômetros de Arvorezinha. O meteorito, de mais de 200 quilos, provocou buracos profundos no solo e até hoje atrai curiosos ao município. Uma pequena parte do meteorito — apenas 1,7 quilo da pedra — encontra-se exposta no museu local: é o único fragmento recuperado pela prefeitura até hoje.

— É provável que tenham outros e, por isso, os moradores devem ficar atentos. Este é um registro cientifico muito interessante —diz o geólogo Ari Roisenberg, da Ufrgs, que também esteve na cidade.

Nadine Lopes
RBS

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões