Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO USO DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

     Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminasmineraisfibrasácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
     Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.
     A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.
Alguns suplementos proteicos
  • Albumina,
  • Whey Protein,
  • Caseína,
  • Proteína de soja,
  • Levedura de cerveja,
  • Creatina
  • PowerMax
Carboidratos
  • MaltoDextrina,
  • Dextrose,
  • Hipercalóricos em geral.
     Depois de começar a realizar exercícios físicos regulares, é comum o atleta buscar um suplemento que consiga repor a deficiência de nutrientes gastos em suas novas atividades. Porém, utilizar produtos do mercado sem acompanhamento de um nutricionista ou que tenham substâncias ilegais podem trazer sérias consequências.


     Se administradas da maneira incorreta, essas substâncias podem causar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia, cansaço e alteração da percepção de dor. Em alguns casos pode até levar ao aumento do peso. 


     De acordo com a nutricionista especializada em atletas, Joyce Nunes de Oliveira, não são todas as pessoas que podem ingerir complementos alimentares. “Eles (os suplementos) são indicados em casos onde o atleta não ingere quantidade de alimentos suficientes para suprir um gasto energético de cerca de três mil calorias diárias”, explica.


    Além disso, a cardiologista Dra. Clea Simone Colombo também alerta para problemas que podem ser desencadeados pelo aumento do ritmo cardíaco. “Grande parte dos suplementos têm como base a cafeína, que aumenta os batimentos e, em pessoas pré-dispostas, pode causar arritmia grave e até risco de infarto”, discorre.

     Para que o atleta não tenha nenhuma reação adversa, Joyce explica que é necessário realizar diversos exames. “Primeiramente é preciso conhecer a rotina alimentar do paciente e se há deficiência de nutrientes. Além disso, é necessário fazer uma avaliação clínica do mesmo, para saber se há deficiência hormonal, problemas cardíacos, renais ou hepáticos”.

Riscos- Conhecidos como “pré-treino”, alguns tipos de suplementos (com estimulantes) podem aumentar a pressão arterial e causar sérios danos quando são administrados de forma incorreta. “No exercício físico regular ocorre naturalmente o aumento do ritmo cardíaco, temperatura e desidratação. Quando o atleta ingere o “pré-treino”, ele causa aumento da desidratação e hipertermia (dificuldade em perder calor). A cafeína também tem efeito diurético que favorece e perda de água”, explica a cardiologista, Dra. Clea.

     De acordo com a nutricionista, existem alguns tipos de suplementos que são mais procurados pelos esportistas.

Suplementos em forma de comprimidos


Fontes: Wikipédia e www.webrun.com.br/h/noticias/suplementos

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões