ESCARLATINA, O QUE É?
A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa aguda causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que atinge principalmente as crianças, sendo facilmente tratável com penicilina ou outros antibióticos. A escarlatina é quase sempre uma complicação da amigdalite/faringite estreptocócica, aparecendo cerca de 2 dias após o início dos sintomas desta.
|
As pintas vermelhas aparecem entre 12–72 horas após a febre e somem conforme a pele descamar.
|
Causa
O Streptococcus pyogenes é um estreptococo beta hemolítico do grupo A. Estreptococos são grupos de bactérias esféricas comuns em todo o mundo que podem causar de infecções de garganta (amigdalites e faringites) e de pele (como impetigo e erisipela).
Sinais e sintomas
As pessoas infectadas pelo agente têm:
- Palidez seguida de descamação e vermelhidão na pele e na língua;
- Pequenos pontos vermelhos no fundo do céu da boca (Manchas de Forschheimer);
- Febre leve (38ºC);
- Dores na garganta;
- Dificuldade em ingerir alimentos (odinofagia);
Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea) — que se espalha a partir de um ponto no corpo, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalteradas. Em alguns casos a língua fica com bolhas pequenas.
Transmissão
O Streptococcus pyogenes é um estreptococo beta hemolítico do grupo A.
A sua transmissão acontece por gotículas de saliva ou outras secreções infectadas que são expelidos por via nasal, tosse, espirros e pela respiração ou ainda através do contacto com vestuário e objetos contaminados, caso a pessoa coloque a mão no nariz e boca depois.
Epidemiologia
É mais comum em crianças em idade escolar, de 2 a 10 anos, durante o outono e a primavera.
|
A língua inicialmente fica amarelada devido à inflamação, mas depois descama e fica bem vermelha, como uma cereja.
Fonte: WIKIPÉDIA
|
Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?
Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
Vulcões e terremotos
Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica
Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!
Abaixo, entenda a Escala Richter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário