Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

OS REINOS DOS SERES VIVOS

     
Em 1969, o ecólogo Robert Whitaker propôs um sistema de classificação em cinco reinos usando como critérios o grau de complexidade e os meios de nutrição. Esse sistema tem sido usado em todo o mundo.  Nesse sistema os reinos são Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia.






Escherichia coli
BACTÉRIAS DO TIPO ESTREPTOBACILOS

MONERAS: Os moneras são organismos unicelulares que não possuem um núcleo organizado nem organelas envolvidas por membranas no citoplasma. Como exemplos temos as bactérias e as cianobactérias.



Protist collage.jpg







PROTISTAS: São seres vivos unicelulares e pluricelulares. Muitos têm vida livre em água doce ou salgada e em lugares úmidos e outros vivem em interação mutualística com certos organismos ou como parasitas. Compreendem as algas microscópicas  e os protozoários. Diferenciam-se dos moneras por apresentarem núcleo organizado e organelas membranosas no interior de suas células. As algas microscópicas são capazes de realizar fotossíntese enquanto os protozoários dependem de alimentos disponíveis no ambiente.

No sentido horário, desde em cima à esquerda: Amanita muscaria, um basidiomicete; Sarcoscypha coccinea, um ascomicete; pão coberto de bolor; um quitrídio; um conidióforo de Aspergillus.

FUNGOS: São seres vivos cujas células possuem núcleo organizado. Em sua grande maioria são pluricelulares. Absorvem alimento a partir de uma fonte de matéria orgânica viva ou morta. Como principais podemos citar os cogumelos, o mofo, o bolor e as leveduras (ou fermentos).


Diversity of plants image version 3.png



PLANTAS: As plantas constituem um reino de seres vivos capazes de produzir o próprio alimento por meio da fotossíntese. Possuem clorofila em suas células e celulose nas paredes destas, e normalmente não se locomovem. Como exemplos podemos citar os musgos, as samambaias, os pinheiros e os mamoeiros.


Animal diversity.png


ANIMAIS: Os animais são seres pluricelulares com capacidade de locomoção, reprodução e dependentes de alimentos do meio. Os seres vivos que compõem esse grupo exibem enorme diversidade de formas, cores e tamanhos. Como exemplos podemos citar o avestruz, a ovelha, as esponjas, os pepinos-do-mar e o louva-a-deus.

FONTE: Fragmento retirado do livro do 6º ano - CIÊNCIAS NOVO PENSAR(Edição Renovada) - MEIO AMBIENTE. Autores: Demétrio Gowdak e Eduardo Martins. Editora FTD.
      







Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada me ajudou muito !! Parabéns esse site e muito bom !!

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões