Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 20 de março de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DO 7º ANO - 1ª UNIDADE - 2014


ASSUNTO: REINO DOS MONERAS ( BACTÉRIAS )
     A gonorreia e a sífilis são doenças causadas por bactérias cuja transmissão se dá principalmente por via sexual.
     Algumas doenças não possuem vacina para prevenir seu contágio, como é o caso da sífilis, gonorreia e cólera. Podemos reduzir o risco de adquiri-las usando camisinha ( caso das DST ‘s sífilis e gonorreia ) e lavando muito bem os alimentos e fervendo a água ( no caso do cólera ).
     Células procariontes são células que não apresentam organização celular, isto é, não têm núcleo. Ex: as bactérias e cianofíceas.
     Há no planeta milhões de seres vivos. Embora diferentes, os seres vivos compartilham muitas características. Se vistos por esse lado, um cavalo e uma bactéria são semelhantes, ou seja, ambos se reproduzem e são formados por células.
     Não esqueça, AS BACTÉRIAS SÃO CÉLULAS PROCARIONTES PORQUE NÃO TÊM NÚCLEO, MAS APRESENTAM DNA.
     Se você acha que as bactérias só causam doenças está enganado, elas também trazem vários benefícios ao homem. Algumas delas são usadas na indústria de laticínios, como é o caso dos Lactobacillus e Streptococcus.
     Contudo, certas bactérias podem causar doenças como tétano, tuberculose, meningite e outras. Essas doenças podem ser combatidas com ANTIBIÓTICOS.
     As bactérias pertencem ao REINO MONERA, os seres vivos que pertencem a esse reino são PROCARIONTES, UNICELULARES, AUTÓTROFOS, HETERÓTROFOS E MICROSCÓPICOS.

 ASSUNTO: VÍRUS
     Os vírus não apresentam organização celular.
     Os vírus podem ser considerados seres vivos e não-vivos, ou seja, é um ser vivo quando encontra uma célula e se reproduz na mesma e não – vivo quando está incubado, aí se apresenta como um conglomerado de moléculas.


ASSUNTO: OS REINOS DOS SERES VIVOS E CITOLOGIA

REINOS
ORGANISMOS
MONERA
 BACTÉRIAS, CIANOBACTÉRIAS
PROTISTA
PROTOZOÁRIO, ALGAS
FUNGO
COGUMELO
PLANTAS
SAMAMBAIA
ANIMAL
BORBOLETA

     Observe o esquema de uma célula a seguir.

Esquema de uma célula vegetal




     Esta é uma célula vegetal porque apresenta PAREDE CELULAR, GRANDE VACÚOLO E CLOROPLASTO, estruturas exclusivas de uma célula vegetal.
     Esta é uma célula eucarionte pois, como podemos ver, ela apresenta um núcleo.
     Se você quisesse ter feito este desenho observando-a a olho nu, não ia conseguir porque as células são microscópicas e só é possível vê-las com ajuda de um microscópio.

     E não esqueça: “ TODO SER VIVO SE ORIGINA POR REPRODUÇÃO DE OUTRO SER VIVO DA MESMA ESPÉCIE “. É o que afirma a teoria da BIOGÊNESE

3 comentários:

Anônimo disse...

Cade a imagem que nem aparece -.- Observe o esquema de uma célula a seguir ! Que célula que não tem nem imagem -.- ?

Prof. Leopoldo Quaresma Júnior disse...

Não sei o que aconteceu, quando postei a revisão no blog não saiu a imagem. É a imagem de uma célula vegetal, mas se você for um dos alunos do Instituto Ivone Vanderley eu farei um desenho esquemático da tal célula no quadro e aí você poderá estudar e entender melhor esta revisão.

Prof. Leopoldo Quaresma Júnior disse...

Pronto. Agora consegui postar uma célula vegetal do jeito que deveria ser, mas mesmo assim ainda devo explicar tudo direitinho durante o momento da revisão na escola. Bons estudos.

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões