Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CENTRO NACIONAL DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS (CMA)

  
Vista aérea do CMA
   O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos-CMA coordena, executa e promove estudos, projetos e programas de pesquisa e manejo para conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente sobre as espécies ameaçadas e migratórias. Sediado no Município de Itamaracá-PE, o CMA atua em todo o território nacional, através das bases avançadas nos Estados de Alagoas (Porto de Pedras), Maranhão (São Luís), Pará (Belém), Santa Catarina (Florianópolis) e Pernambuco (Fernando de Noronha).
     Sua missão é ser um centro de excelência no desenvolvimento de pesquisas que possibilitem o conhecimento necessário à conservação dos mamíferos aquáticos, bem como dos ambientes dos quais estes dependem.

Fábia Luna
Peixe-boi

QUEM SOMOS

     O CMA é um Centro Especializado do ICMBio (Portaria nº 78 de 03-09-2009), que apresenta em sua estrutura organizacional a sede nacional localizada na Ilha de Itamaracá-PE, onde funcionam os serviços técnicos administrativos e as atividades do centro de resgate e reabilitação de peixes-bois marinho. As Bases Avançadas do CMA, estão localizadas nos estados de Alagoas, Maranhão, Santa Catarina, Pará e no arquipélago de Fernando de Noronha que gerenciam projetos executivos nos locais de ocorrência das espécies e desenvolvem pesquisas, visando a conservação e o manejo dos mamíferos aquáticos.

O QUE FAZEMOS

     Além de coordenar, executar e apoiar projetos de pesquisa, conservação e manejo de mamíferos aquáticos, o CMA participa de fóruns nacionais e internacionais que tratam de questões relativas aos mamíferos aquáticos, como a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB) e a Comissão Internacional da Baleia (CIB). Cabe ao Centro desenvolver, implantar e manter bancos de dados nacionais e internacionais sobre pesquisas e projetos de conservação e manejo de mamíferos aquáticos, além de subsidiar tecnicamente a adoção de medidas de conservação e manejo das espécies e auxiliar no manejo das Unidades de Conservação federais marinhas, costeiras e da bacia Amazônica.
     O CMA coordena a implementação dos quatro Planos de Ações de Mamíferos Aquáticos do ICMBio (Sirênios, Grandes Cetáceos e Pinípedes, Pequenos Cetáceos e Toninha), além de promover cursos, seminários, reuniões técnicas e eventos de divulgação e intercâmbio científico relacionados ao tema.O Centro mantém importantes projetos, como o Peixe-Boi Marinho, na sua Sede em Pernambuco, onde se encontra também o Parque Temático Mamíferos Aquáticos, o primeiro parque temático relacionado a mamíferos aquáticos no Brasil, gerido em parceria pelo CMA/ICMBio e pelo Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

QUANDO IR

     O Parque pode ser visitado o ano todo, excerto nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro. Nos dias 24 e 31 de Dezembro o Parque funciona até às 12 horas.
HORÁRIOS:
De Janeiro à Março o Parque abre às 09 horas e fecha às 17 horas.
Nos meses de Abril à Dezembro abre às 09 horas e fecha às 16 horas.

ATRATIVOS

     O Parque dispõe de um cinema temático, onde é exibido documentário sobre os peixes-boi e golfinho da espécie Rotador (Stenella longirostris), onde se ministra palestras para alunos de escolas públicas e particulares que agendam a visita, temos também quiosque da Loja Mamíferos Aquáticos onde são vendidos produtos alusivos ao tema, museu e oceanários à visitação.
btn topo

O QUE FAZER

  • Desenhos e pinturas para as crianças;
  • Brincadeiras;
  • Atividades de educação ambiental;
  • Documentários sobre os peixes-boi.

ORIENTAÇÕES

     Antes de ir ao Parque Mamíferos Aquáticos verifique os dias e horários de funcionamento.
     Grupos escolares e de excursões de agências de turismo é necessário o prévio agendamento (de segunda à sexta-feira das 08 às 12 horas e 13:30 às 17horas).
Ao visitar o Parque, lembre-se:
  • É proibido a entrada de animais domésticos;
  • Não é permitido a entrada de bebidas alcoólicas;
  • Temos lanchonete.


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões