Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 6º ANO - III UNIDADE - 2014


Nuvens ao por do Sol

     Quando chove, uma parte da água infiltra-se no solo, podendo alcançar muitos metros de profundidade até encontrar rochas impermeáveis. Sobre essas rochas a água acumula-se formando os lençóis freáticos.

    A água dos lençóis freáticos pode ser usada por plantas que têm raízes muito compridas e também pode retornar à superfície quando em excesso, originando as nascentes ou as fontes que vão para os rios.

     Pedrinho estava passeando no carro com seu pai. Os vidros do carro estavam fechados e Pedrinho notou que ficaram embaçados do lado de dentro. Por que aquilo estava acontecendo?
     Seu pai explicou que o vapor de água proveniente da respiração das pessoas, no interior do carro, ao entrar em contato com o vidro, mais frio, perde calor e se condensa, deixando o vidro embaçado.

     Numa cidade que fica no nível do mar, o alimento cozinha mais rápido. Isso porque ao nível do mar o ponto de ebulição da água é de 100 ºC, portanto maior que numa cidade a 2000 metros de altitude.

     A água evaporada volta a superfície da Terra na forma de chuvas, flocos de neve e granizo.

     Você sabe o que é a DESTILAÇÃO? A destilação é o processo de separação de misturas de líquidos por meio da vaporização, seguida da condensação e coleta desses líquidos, em momentos distintos em um recipiente. É utilizada principalmente nas indústrias químicas, farmacêutica e petroquímica e pelas indústrias de bebidas.

     As nuvens se formam quando uma massa de ar frio e outra de ar úmido e quente entram em contato e provocam a condensação do vapor de água e a formação de nuvens.   
      A água das chuvas podem ir para os oceanos, os mares, os rios, os lagos e solo.

     O gelo, que é água em sua fase sólida, flutua quando colocado em um copo com água (fase liquida) porque o gelo sofre ação de empuxo igual ao seu peso.

     Não se constroem hidrelétricas nos rios próximos ao litoral pela ausência de quedas-d’água, que são necessárias para mover as pás e girar as turbinas de hidrelétrica.


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões