Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DA 6ª SÉRIE - III UNIDADE - 2014

Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) 

     Em certa região existiam lindas plantas com flores coloridas, constantemente visitadas por borboletas, que estavam em busca de néctar, um líquido açucarado produzido nos nectários das flores.

   Também haviam bem-te-vis que caçavam as borboletas. Os bem-te-vis, por sua vez, eram caçados por gaviões.

     Todos esses seres viviam em equilíbrio até que alguns moradores da região começaram a matar os gaviões. Desde então, essa região começou  a sofrer um sério desequilíbrio ecológico.

    Com a diminuição da população de gaviões ocorreu um certo desequilíbrio ecológico, pelo fato de os gaviões estarem inseridos em cadeias alimentares. A mortandade de gaviões, provocou aumento da população de bem-te-vis, que eram suas presas. Os bem-te-vis, agora em maior número, caçavam maior quantidade de borboletas, fazendo sua população diminuir.

     Alguns agricultores perceberam que, com a matança de gaviões, as plantas produziam menos frutos. Porque após o desequilíbrio elas foram visitadas por menor quantidade de borboletas, o que resultou em menor taxa de polinização de suas flores.

     Certas espécies de pássaros comem os frutos, mas cospem os caroços. Já outras engolem o fruto inteiro, mas liberam seus caroços com as fezes.

      A planta produtora desses frutos recebe uma grande vantagem com esse comportamento desses pássaros, porque o fato dessas aves eliminarem seus caroços, cuspindo-os ou nas fezes, ao se alimentarem do fruto, favorece a dispersão das sementes dessa planta pelo ambiente.

     Assim como os insetos, alguns morcegos também contribuem para a polinização de muitas plantas.

     Sendo assim, dos grupos vegetais que estudamos (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), os morcegos têm mais importância para a ANGIOSPERMAS, pois esses mamíferos podem ser considerados agentes polinizadores de algumas espécies de angiospermas. Eles são também importantes para a dispersão das sementes, principalmente os morcegos frugívoros, aqueles que comem os frutos e, às vezes, cospem as sementes.

     Além dos morcegos, também podemos citar como agentes polinizadores as aves (beija-flor, por exemplo), insetos (borboletas, abelhas e besouros, por exemplo).

     O pinheiro-do-paraná e gralha-azul estão intimamente relacionados, pois as sementes dessa árvore servem de alimento para o pássaro.

     O desaparecimento de uma das duas espécies pode acarretar prejuízos para a outra porque a gralha-azul come os pinhões, que são as sementes da araucária, e, como seu hábito é enterrá-los em excesso, muitos são esquecidos, o que favorece a germinação e o crescimento de novos pinheiros-do-paraná. 

     Se uma pessoa distraída, colocar um fruto maduro dentro de um cesto com frutos ainda verdes, pouco tempo depois todos os frutos estarão maduros.

     O fruto maduro acelerou o processo de amadurecimento dos frutos verdes ao liberar o gás etileno, que provocou o amadurecimento dos outros frutos que estavam próximos a ele.   
  


Um comentário:

Anônimo disse...

Otimo...muito bom....

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões