Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 22 de março de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 8º ANO - I UNIDADE - 2015

Imagem de Stock: Estudante da leitura.
A leitura faz você viajar sem sair do lugar
ASSUNTO: VITAMINAS E CARBOIDRATOS  

     No século 15, época das grandes navegações, era comum os marinheiros dos navios serem acometidos por uma patologia chamada ESCORBUTO, também conhecida como doença de marinheiro. Essa doença provocava feridas na boca e nas gengivas levando o doente a óbito.

     O escorbuto era causada pela carência de VITAMINA C no organismo. A vitamina C pode ser encontrada na ACEROLA, LARANJA, LIMÃO, MANGA, MORANGO, CAJU, GOIABA E OUTRAS.

    O nosso organismo é capaz de degradar os carboidratos em glicose. Os alimentos ricos em carboidratos são: O MILHO, O TRIGO, A MANDIOCA, A BANANA, O ARROZ, A BATATA e tudo o que é feito com esses produtos.

     Em cada alimento especifico encontramos certo tipo de carboidrato. Ex: na PERA encontramos um carboidrato conhecido como GLICOSE; na CANA-DE-AÇUCAR encontramos a SACAROSE; na BATATA o AMIDO; no LEITE a LACTOSE.
ASSUNTO: SISTEMA DIGESTÓRIO

      Apesar da grande variedade, os alimentos têm substâncias em comum: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Considerando essas substâncias, a principal fonte de energia de que o nosso corpo precisa é CARBOIDRATO (açucares).

     Os carboidratos são nutrientes de origem vegetal. A esse grupo pertencem o amido, a celulose e outros. É sob a forma de MONOSSACARÍDEOS que nosso corpo consegue utilizar os carboidratos.

    Coagulação sanguínea, perda de cabelos e unhas e dentes quebradiços, são os sintomas de uma pessoa que toma comprimidos de vitamina K, mas não come quantidade suficiente de lipídeos.
       Leite, manteiga, banana, laranja, alface, tomate e feijão. Esses são os alimentos que fornecerão sais minerais e vitaminas a uma pessoa durante um café da manhã.
       As substâncias encontradas em todos os sucos digestivos (saliva, suco gástrico, suco pancreático e outros), são as ENZIMAS
      Glicose, água, sais minerais e vitaminas não precisam ser decompostos para ser absorvidas pelo sangue.
      Dentre os processos que ocorrem no intestino delgado estão a ABSORÇÃO DE NUTRIENTES e ADIÇÃO DA BILE E DO SUCO PANCREÁTICO AO SUCO DIGESTIVO.
       Veja as dicas no que diz respeito às doenças e suas causas.
- BÓCIO – Carência de iodo na alimentação.
- ANEMIA FERROPRIVA – Carência de ferro na alimentação.
- RAQUITISMO – Distúrbio do metabolismo do cálcio e do ferro, causados pela ausência de vitamina D.
- HIPOVITAMINOSE A – Carência de vitamina A.
       A digestão é provocada pela ação dos SUCOS DIGESTIVOS.
     A salmonela é causada pela ingestão de ovo cru ou mal passada. Trata-se de uma bactéria que ataca o sistema digestório,  causando diarreia e muitas dores abdominais.
     Pode ser evitada fritando bem o ovo na hora de consumir e jamais comer ovo cru.

     Estudar o desenho esquemático do sistema digestório que está no seu livro de ciências. 


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões