Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 14 de julho de 2018

CLOROPLASTOS E FOTOSSÍNTESE


     O verde das plantas se deve à clorofila, molécula que absorve energia da luz solar e a usa para realizar fotossíntese, ou seja, transformar gás carbônico e água em açúcares. Com as moléculas de açúcar, a planta pode produzir todas as substâncias orgânicas que formam seu corpo.
     Nesse processo se forma também gás oxigênio, usado pela maioria dos seres vivos para extrair energia dos alimentos na respiração celular.
     Além das plantas, algas e algumas bactérias também realizam fotossíntese. Direta ou indiretamente, os seres heterótrofos dependem desses seres para sua nutrição.
     Antes de analisarmos a fotossíntese, vamos estudar o cloroplasto, estrutura da célula vegetal especializada nesses processo.

CLOROPLASTO.
     Os cloroplastos são as organelas mais importantes do grupo dos plastos ou plastídeos, classificados como cromoplastos, pois possuem pigmentos coloridos. Nesse grupo há também leucoplastos, que são incolores e não fazem fotossíntese, como os amiloplastos, que armazenam amido, e os eleoplastos, que armazenam óleo.
Resultado de imagem para CLOROPLASTOS
Cloroplasto visto de um microscópio eletrônico.  
     Com tamanho médio entre 4 e 7 micrômetros, os cloroplastos podem ser vistos ao microscópio óptico, geralmente na forma de grãos verdes. Ao microscópio eletrônico podemos observar que eles são envolvidos por uma membrana dupla.

FOTOSSÍNTESE.
      A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação química:
6CO2  + 6H20  LUZ/CLOROFILA  C6H12O6 + 6O 2

Resultado de imagem para fotossíntese
Esquema mostrando como ocorre a fotossíntese
          Os seres autotróficos (plantas, algumas bactérias e certos representantes do reino dos protoctistas), são capazes de realizarem fotossíntese. Esses indivíduos produzem seu próprio alimento (açúcares) e só precisam de água, luz e gás carbônico.
     Após o processo fotossintético, é possível observar a liberação do gás oxigênio. Dessa forma podemos afirmar que durante a fotossíntese, a planta produz o oxigênio.
      Os animais dependem diretamente das plantas, pois se alimentam delas além de absorver o ar produzidos por esses seres clorofilados.





Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões