Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

segunda-feira, 16 de julho de 2018

ESSAS BRILHANTES CIENTISTAS


  •      Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, foi eleita pela revista científica britânica Nature como uma das 10 cientistas mais importantes de 2016. A escolha se deve à pesquisa que descobriu a relação entre a microcefalia e o vírus da zika, trasmitido pelo mosquito Aedes aegypti. “Isso significa o reconhecimento à equipe inteira, de mais de 100 pesquisadores. É resultado do esforço para entender a epidemia de zika. Fico muito feliz por esse resultado”, afirmou Celina ao CuriosaMente.

Resultado de imagem para CELINA TURCHI
Celina Turchi, cientista que ficou em evidência no mundo da ciência no seculo 21


     A cientista foi responsável pela criação de uma força-tarefa com profissionais de todo o mundo, formada por epidemiologistas, pediatras, neurologistas, especialistas em doenças infecciosas e biólogos especializados em reprodução. “Foi um trabalho em rede, com colaborações internacionais que foram de grande ajuda ao longo do processo”, apontou.

     Essa rede atuou sobretudo na formatação de evidências que ajudassem a ligar o surto de microcefalia aos casos de zika, já que, até então, não havia informação suficiente para confirmar essa relação. “Como pesquisadora, é um momento único na vida. Me deparei com uma situação inusitada e tive ao meu lado pesquisadores para me ajudaram e laboratórios de excelência”, pontuou a profissional, destacando o apoio de profissionais do Fiocruz Pernambuco (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães), da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade de Pernambuco e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Missão
     A profissional atua há cinco anos em pesquisas sobre a dengue na Fiocruz Pernambuco. Passou a trabalhar diretamente nas pesquisas sobre a zika a partir de setembro de 2015, após solicitação do Ministério da Saúde diante da dificuldade de conseguir confirmações sobre a zika e as graves consequências de saúde pública ocasionadas.

  •      Marie Curie (1867 - 1934) - Física e química polonesa que ficou conhecida por suas contribuições sobre radioatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1903 e o Prêmio Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a conquistar o Nobel duas vezes e em duas áreas diferentes.

Resultado de imagem para MARIE CURIE
Marie foi a descobridora da radiatividade
  •        Rita Levi-Montalcini (1909 - presente) - Neurologista italiana que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1986 pelos seus estudos sobre o sistema nervoso.


  •      Rosalind Franklin (1920 - 1958) - Biofísica britânica que foi pioneira em pesquisas de biologia molecular. Ficou conhecida por seu trabalho sobre a difração dos Raios-X; descobriu o formato helicoidal do DNA.


  •       Maria Mayer (1906 - 1972) - Física teórica alemã que ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas sobre a estrutura do átomo.


  •      Jane Goodall (1934 - presente) - Primatologista e etóloga britânica, conhecida em todo o mundo por suas pesquisas sobre chimpanzés.


  •      Rachel Carson (1907 - 1967) - Bióloga americana que revolucionou o movimento conservacionista em todo o mundo e publicou estudos importantíssimos sobre o uso de pesticidas.

Resultado de imagem para rachel carson
Rachel denunciou o uso dos agrotóxicos que estavam poluindo os rios dos EUA

  •      Mária Telkes (1900 - 1995) - Biofísica húngara que realizou pesquisas sobre energia solar. Ela inventou o gerador e o refrigerador termoelétricos.


  •       Barbara McClintock (1902 - 1992) - Cientista e citogeneticista americana que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1983 pela descoberta da transposição genética.


  •      Cecilia Payne-Gaposchkin (1900 - 1979) - Astrônoma inglesa que descobriu que as estrelas são compostas principalmente de Hidrogênio e Hélio. Ela estabeleceu uma classificação para os astros de acordo com suas temperaturas.


  •       Gertrude Elion (1918 - 1999) - Bioquímica e farmacêutica britânica que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1988 pela criação de novos medicamentos.


  •      Elizabeth Blackwell (1821 - 1910) - Física americana que se tornou conhecida por ser a primeira mulher a praticar medicina nos Estados Unidos. Fundou a Universidade Médica da Mulher.


  •      Mathilde Krim (1926 - presente) - Citogeneticista italiana que realizou diversos estudos sobre vírus causadores de câncer. Foi a responsável pela fundação da Aids Medical Foundation em 1982, que se tornou a amFar (The Foundation for Aids Research), a principal instituição de pesquisa sobre a síndrome em todo o mundo.


  •      Ida Noddack (1896 - 1978) - Química alemã que teve importante papel na descoberta do elemento Rênio. Foi a primeira cientista a propor a ideia de fissão nuclear.


  •    Emmy Noether (1882 - 1935) - Física e matemática alemã que realizou importantes pesquisas sobre a Teoria dos Anéis e Álgebra Abstrata. Elaborou o Teorema de Noether, que explica as relações entre simetria e as leis de conservação da física teórica.


  •      Christiane Nusslein-Volhard (1942 - presente) - Bióloga alemã que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1995 por suas pesquisas sobre genética embrionária.


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões