Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Quer dançar comigo?

Aves mostram aos cientistas que também são boas dançarinas


Abram espaço na pista de dança: cientistas acabam de comprovar que dançar não é algo que apenas os seres humanos fazem. Há aves que também são capazes de bailar. Duvida? Então, clique na tela abaixo e assista ao show que Snowball (Bola de neve, em português) deu em frente às câmeras.

Macho, com 12 anos de idade, Snowball é uma cacatua: um tipo de ave encontrada na Austrália, Nova Guiné, Tasmânia e Indonésia. Ele foi estudado por dois grupos de cientistas, que, mesmo usando métodos distintos e fazendo análises diferentes, chegaram à mesma conclusão: essa ave é capaz de fazer movimentos sincronizados – por exemplo, bater a cabeça ou os pés – ao ritmo de batidas musicais. E não só ela: uma das equipes que divulgaram seus resultados nesta semana na versão virtual da revista Current Biology testou também o papagaio-cinzento Alex e comprovou que ele, como nowball, fazia espontaneamente movimentos sincronizados ao som de música. Isso significa que, sem ganhar recompensas, ter passado por um treinamento específico ou mesmo contar com a presença de alguém dançando por trás das câmeras para imitar, a ave ensaiou os seus passinhos.

Se você clicar na tela abaixo, pode assistir a Alex em ação. E se achar que o seu desempenho não é tão espetacular quanto o de Snowball... Veja o que disse à CHC on-line o biólogo Aniruddh Patel, do Instituto de Neurociências, uma instituição americana localizada na cidade de San Diego, líder do grupo que focou seu estudo na simpática ave de 12 anos. “Eu ouvi informalmente de alguns colegas que as cacatuas são melhores dançarinas do que os papagaios-cinzentos. Os papagaios-cinzentos, porém, imitam melhor a fala humana do que as cacatuas.”

A origem da dança
Mas será que o fato de os cientistas terem descoberto que Snowball e Alex realmente dançam significa que pode haver muitos outros animais dançarinos por aí?


A capacidade de Snowball sincronizar os seus movimentos ao som de música foi considerada incrivelmente parecida com a humana, principalmente com a de crianças (foto: Reprodução).

As duas equipes de cientistas trabalham com a hipótese de que apenas animais que têm a capacidade de aprender a reproduzir sons que ouvem no ambiente em que vivem seriam capazes de sincronizar o movimento de seu corpo com batidas musicais. Fazem parte dessa lista os humanos, três tipos de aves – os pássaros canoros, os beija-flores e os papagaios –, além de cetáceos como as baleias e os golfinhos e pinípedes como as focas e os leões-marinhos. Isso aconteceria porque a capacidade de perceber as batidas musicais e sincronizar os movimentos do corpo teria como base a parte do cérebro voltada para o aprendizado vocal, já que exige ligações especiais entre os sistemas motor – responsável pelos movimentos – e o auditivo – ligado à audição.

A equipe liderada pela pesquisadora Adena Schachner, da Universidade de Harvard, que testou tanto o papagaio-cinzento Alex quanto a cacatua Snowball, obteve dados que sustentam claramente essa hipótese. Ela estudou não só essas aves, mas também realizou uma extensa pesquisa no You Tube – a mais popular página na internet para compartilhamento de vídeos digitais – em busca de evidências de outros animais que conseguissem dançar.

O resultado? Descobriu-se que todas as espécies que pareciam se mover de forma sincrônica às batidas musicais nos vídeos postados na internet correspondiam a animais capazes de aprender a reproduzir os sons que ouvem em seu ambiente por imitação. A maioria, por exemplo, eram papagaios.
Conseguir imitar sons, porém, não é a única característica que um animal precisa ter para conseguir sincronizar seus movimentos ao ritmo de uma música. “Uma questão principal é: que outras capacidades são necessárias?”, disse à CHC on-line Adena Schachner. “Será que todas as aves têm um tipo de capacidade latente para manter um ritmo, mas precisam de experiências ou motivações específicas para começar a responder à música?” Perguntas como essas não faltam e exigem mais estudos para serem esclarecidas. A pesquisadora comenta, por exemplo, que é preciso saber por que alguns indivíduos, entre as aves, dançam, enquanto outros, não. Portanto, se você já estava planejando comprar uma cacatua só para vê-la dançar em casa, saiba que ter um animal desse tipo não é garantia de um show de dança em domicílio.


Mara Figueira
Ciência Hoje das Crianças
com a colaboração de
Isabela Fraga
Ciência Hoje On-line
30/04/2009

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões