Ao buscar o néctar da flor, a abelha fica coberta de pólen.
Insetos como abelhas, borboletas, vespas, mariposas e besouros, geralmente são atraídos pelo néctar, aroma e coloração das flores. Quando o inseto pousa sobre uma delas, seu corpo pode ficar coberto de pólen, que é uma estrutura reprodutiva das flores. Ao pousar na flor seguinte, parte do pólen pode se desprender do corpo do inseto, transferindo-se para a outra planta e auxiliando, assim, na sua reprodução. Esse processo é chamado de polinização e o inseto que promove o transporte do pólen é chamado de polinizador.
A polinização é essencial para as plantas, uma vez que estas não são capazes de se locomover. Um grande número de plantas depende de insetos polinizadores para obter sucesso reprodutivo. Há casos bastante específicos, em que as flores apresentam adaptações especiais, sendo polinizadas por apenas uma espécie de inseto. Por exemplo, algumas orquídeas apresentam flores muito parecidas com as fêmeas de determinadas vespas, isso atrai os machos da espécie, que confundem as flores com as fêmeas para acasalamento.
Outro exemplo são as abelhas, polinizadores tão competentes que agricultores instalam colmeias artificiais em plantações comerciais para favorecer a fecundação e obter assim uma colheita mais abundante.
|
Esse espaço foi criado para todos que se interessam por Ciências, e querem aprender mais dessa disciplina tão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Deixem aqui comentários, dúvidas, opiniões, façam pesquisas, e tudo o mais que tiver a disciplina Ciências envolvida. Sejam Bem Vindos!!!
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Insetos polinizadores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?
Vulcões e terremotos
Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica
Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!
Abaixo, entenda a Escala Richter!
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica
Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!
Abaixo, entenda a Escala Richter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário