Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VOCÊ SABERIA RESPONDER?

Por que os aviões deixam marcas no céu?


Aviões da Esquadrilha da Fumaça riscam o céu de Brasília
     Devido ao rápido resfriamento dos gases provenientes da combustão em seus motores. (Ao sair dos motores), o vapor de água presente nesses gases se transforma rapidamente em cristais de gelo deixando (no céu) as chamadas trilhas de condensação. Para que esse fenômeno aconteça algumas condições são necessárias: altitude de pelo menos 10 mil metros nas regiões equatorial e temperada ou 5 mil metros em regiões de clima frio ou temperatura do ar inferior a -35 ºC e umidade relativa do ar ao redor de 65%. Além disso, o céu tem que estar limpo, sem nuvens, para que a trilha seja visível. Se, além dessas condições, houver a presença de cristais de gelo em suspensão na atmosfera, eles se agregam à trilha fazendo com que ela cresça e garantindo sua duração por várias horas.

Fonte: LEODORO, Larissa Martin. "Por que os aviões deixam marcas no céu?" Revista Superinteressante, São Paulo. Abril, maio 1992.

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões