Os ecossistemas
]
Ecossistema Marinho
Um ecossistema corresponde ao conjunto formado por uma comunidade biológica e o ambiente em que ela vive, incluindo as interações entre eles. Os ecossistemas podem ser terrestres ou aquáticos.
- Ecossistemas terrestres: são aqueles em que a maioria dos organismos vive em terra firme, embora possam existir nesses locais pântanos, riachos, rios e lagos nos quais vivem seres aquáticos.
- Ecossistemas aquáticos: são aqueles em que os seres vivos são cercados por água. Esses ecossistemas podem ser marinhos, quando é de água salgada, ou dulcícolas, quando são de água doce, correspondendo às águas continentais, isto é, riachos e rios.
Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?
Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
Vulcões e terremotos
Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica
Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!
Abaixo, entenda a Escala Richter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário