Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DA III UNIDADE - 7º ANO

                    
     Vamos conhecer algumas plantas e suas respectivas raízes:

Cenoura e mandioca -------------------- raízes tuberosas
Erva-de-passarinho ---------------------- raízes sugadoras
Mangue-branco --------------------------- raízes pneumatóforos
Mangue-vermelho ------------------------ raízes-escoras
   
     Um pesquisador recebeu as raízes de uma planta. Observando as raízes, afirmou que o vegetal tinha folhas com nervuras paralelas.

     Provavelmente, o tipo de raiz observada foi uma raiz fasciculada típica de uma planta da família das monocotiledôneas. Ex: palmeiras, coqueiros, cana-de-açúcar e outras.

     Podemos saber, por meio do tipo de raiz, como são as nervuras das folhas porque esse tipo de raiz e de folha são comuns apenas nas monocotiledôneas.

     A zona pilífera é o nome da região da raiz onde se dá a absorção de água e sais minerais do solo.

     Os cactos conseguem viver em regiões secas por causa de algumas adaptações, tais como: raízes bem profundas que conseguem atingir os lençóis freáticos, folhas adaptadas em espinhos fazendo com que a planta não perca água e caule que pode armazenar água.

     Observe as palavras-chave sublinhadas a respeito das estruturas das plantas.
O ovário dá origem ao fruto.
A antera é onde se encontra o grão de pólen.
A corola é o conjunto de pétalas de uma flor.
O ovulo é a semente
O cálice é o conjunto de sépalas da flor.
O conjunto de carpelos de uma flor é o gineceu , órgão reprodutor feminino.
O conjunto de estames uma flor é o androceu, órgão reprodutor masculino.

     Corola vistosa, eliminação de odores e presença de néctar são características das flores que auxiliam a sobrevivência da espécie, isso porque atrai os agentes polinizadores, isto é, insetos, mamíferos e aves.

     Um estudante encontrou uma laranjeira com manchas amarelas nas folhas. As manchas eram causadas por um parasita que alterava a produção de clorofila das folhas, sendo assim, a atividade vegetal que será alterada por essa doença é a produção da fotossíntese.

      Os cinco grandes grupos vegetais são: talófitas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas.

     Podemos afirmar que, se um acontecimento provocasse o desaparecimento dos organismos clorofilados, em curto espaço de tempo os animais desapareceriam (até mesmo os homens).  Pode-se justificar essa afirmação porque todos os organismos heterótrofos dependem direta ou indiretamente dos organismos autótrofos. Quando nos alimentamos de batata, arroz, feijão, trigo, frutos, estamos recebendo energia e nutrientes diretamente das plantas. Quando comemos peixe, frango ou um bife, estamos nos alimentando de organismos que se alimentam de plantas. Portanto, sem as plantas, nem os animais sobrevivem nem os seres humanos.

     Um pesquisador achou na Mata Atlântica uma planta que tinha folhas enroladas e raízes. Nas laminas inferiores das folhas, podiam ser vistos pequenos pontos.
     O pesquisador afirmou que a planta pertencia ao grupo das pteridófitas.  O detalhe que dava certeza ao pesquisador sobre a classificação da planta foram as folhas enroladas e os pequenos pontos escuros nas folhas.

     É muito comum as pessoas falarem de pinhões ora como frutos, ora como sementes. Mas não se engane, o pinhão é uma semente porque ele abriga em seu interior um embrião que irá se desenvolver e gerar uma nova Araucaria angustifólia.

     O termo “angiosperma” é formado pelas palavras gregas aggêion, que significa vaso, recipiente e sperma, cujo significado é semente. A estrutura que é o “vaso que contém as sementes” das angiospermas é o ovário. Ele se origina de uma folha modificada, o carpelo ou pistilo.

     Não custa nada relembrar. O cálice é o conjunto de sépalas e a corola é o conjunto de pétalas, ambas são estruturas de proteção aos elementos reprodutores encontrados nas flores.   

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões