FALA DA FEIRA DE CONHECIMENTOS
BARRACA 1 - Alberto, Elyson, Nathália
Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960 e morreu em Imola no dia 1º de maio de 1994. Foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos
anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato
de 1989 e
em 1993. Morreu
em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É reconhecido como um dos
maiores nomes do esporte brasileiro e
um dos maiores pilotos da história do automobilismo.
Senna começou sua carreira competindo em kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, sagrando-se
campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após 2 anos de sua
estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição
na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na 8ª
volta.
Ana Carolina,
Fernando, Phámela
Em sua primeira temporada, Senna conseguiu
pontuar em 5 corridas, fechando o ano com 13 pontos e na 9ª posição na
classificação geral dos pilotos. No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart
pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis
Grand Prix ao longo de três temporadas. Em 1988, juntou-se ao francês Alain Prost (que seria seu maior rival
em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe.
Os
dois juntos venceram 15 dos 16 Grand Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou
o campeonato de 1989, e Senna retomou o título em 1990 –
ambos os títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão.
Augusto, Gabriel,
Ryan
Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais
jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 - façanha que foi mantida até
o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato
vencendo por três anos consecutivos.
A partir de 1992, a
equipe Williams-Renault dominou amplamente a
competição. Ainda assim, Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como
vice-campeão, vencendo cinco corridas. Negociou uma transferência para Williams
em 1994.
Beatriz, Gustavo,
Stéfani
Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole
positions que deteve. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e
perícia, como demostrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de
Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de
vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco - seis - e é o terceiro piloto mais bem
sucedido de todos os tempos em termos de vitórias.
Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde
fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A
revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna
venceu tal votação.
Brenda, Herbert,
Ubiratan
A rede de comunicação estatal britânica, BBC, elegeu o brasileiro
Ayrton Senna como o melhor piloto de Fórmula 1 da história. “Provavelmente
nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si
mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma
combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação
espantosa”, aponta o texto publicado no site da BBC.
É considerado um dos maiores ídolos do esporte no Brasil, ganhando inclusive a alcunha de herói nacional por
parte da mídia especializada.
Camila
Senna tinha 34 anos quando morreu. Sua
morte aconteceu primariamente por um impacto inesperado da roda com o muro, que
fez o pneu estourar e, a uma velocidade incrível, o pneu estourado com a roda
voou a cerca de 208 km/h, atingindo o capacete verde e amarelo na frente,
acima do olho direito. O impacto foi tão forte que a roda voou quase 60 metros
e o carro de Senna ainda voltou para a pista. Feitos os cálculos da quantidade
de movimento de uma roda de 17 kg e a força proveniente do impacto, concluiu-se
que ela seria insuportável e o resultado esperado seria que o cérebro tivesse
danos extensos e parte dele vindo praticamente se "liquefazer", mas o
capacete suportou boa parte do impacto. O capacete de Senna mostrou uma quebra
com grande afundamento acima da viseira, o que assustou
todos com a violência do impacto, obviamente insuportável para qualquer ser
vivo.
BARRACA 2 - Carlos, Juan, Vinícius
Paulistano nascido no tradicional bairro
de Santana, filho de um empresário brasileiro, logo interessou-se por automóveis. Incentivado pelo
pai, um entusiasta das competições automobilísticas, ganhou o seu primeiro
kart, feito pelo próprio pai (Sr. Milton), aos quatro anos de idade, e que
tinha um motor de máquina de cortar grama. A habilidade do garoto na condução do
novo brinquedo impressionou a família. Aos nove anos, já conduzia jipes pelas estradas precárias dentro das propriedades rurais do pai.
Ayrton Senna cursou o primário nos
Colégios Santana e Jardim São Paulo (situados no mesmo distrito de Santana onde morava) e os antigos ginásio e colegial no tradicional Colégio Rio Branco.
Carolina, Leandra, Vitória
Começou a competir
oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Depois de terminar como segundo
colocado em várias ocasiões, em 1977 ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart
e também em 1978 e 1980, o Brasileiro em 1977, 1978 e 1980. Faltaram para Senna
as conquistas no Paulista e principalmente no Mundial. Ele sentia-se frustrado
por não ter alcançado o título de melhor piloto do mundo; tentou quatro vezes, sendo
vice em 1979 (foi punido numa das baterias por estar com o escapamento 0,5
decibel acima do regulamento) e 1980 (empatou com o campeão nos pontos, mas
perdeu no desempate). Como ele dizia, é o primeiro lugar ou nada.
Cesar, Levi, Vivian
Em 1981 começou a
competir na Europa, ganhando
o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 (12 vitórias em 20 corridas), pela equipe de Ralf Firman. Em
1982 foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000 (22 vitórias em 27
corridas), pela equipe de Dennis Rushen. Nessa época adotou o nome de solteira
da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil.
Em 1983 Senna venceu o campeonato inglês
de Fórmula
3 (13
vitórias em 21 corridas sendo 9 delas consecutivas), pela equipe de Dick
Bennetts, depois de muita luta e da muitas vezes controversa batalha com Martin
Brundle que corria
pela equipe de Eddie Jordan. Também triunfou no prestigioso Grande Prêmio de Macau pela Teddy Yip's Theodore
Racing Team,
diretamente relacionado à equipe que o conduziu à F3 britânica.
Dényel, Lucas, Willian
Após
várias vitórias em Silverstone, a
imprensa inglesa especializada chegou a chamar o circuito de Silvastone em homenagem a Ayrton.
Senna atraiu a atenção de diversas equipes
de Fórmula 1 como Williams, McLaren, Brabham e Toleman. Ao contrário do que se imagina, seu
compatriota Nelson
Piquet não se
opôs à sua contratação pela Brabham. A patrocinadora da equipe, a Parmalat, tinha
mais interesse em ter um piloto italiano na equipe do que ter dois brasileiros,
influenciando na decisão da equipe em contratar o piloto italiano Teo Fabi para
a temporada.
Dryelle,
Lucila e Yan
Senna, imaginando que Piquet tinha mais
influência na equipe, ficou ressentido, declarando em uma entrevista que
"Ele (Piquet) não ajudou e nem atrapalhou", dando a entender que sua
ida à Brabham foi vetada pelo então bicampeão mundial.
Assim, das três remanescentes, apenas a
equipe Toleman ofereceu a ele um carro para disputar o campeonato do ano de
1984.
.Senna
marcou seu primeiro ponto no campeonato mundial de pilotos logo no segundo
grande prêmio que disputou, em Kyalami na África
do Sul. Ele repetiu o resultado duas semanas depois, no Grande Prêmio da Bélgica,
disputado no circuito de Zolder.
Mariana
Uma semana depois, o piloto brasileiro não
conseguiu tempo para o Grande Prêmio de San
Marino, em Imola. Foi a
única vez na carreira que isso aconteceu. Nesse ano, o mundo se rendia a um
fenômeno que viria a se tornar o maior piloto de Fórmula de todos os tempos.
Mas sua performance no GP de Mônaco em 1984 trouxe-lhe todas as atenções das demais equipes. Classificou-se em
13º no grid de largada, e fez um rápido progresso
através das estreitas ruas de Monte
Carlo. Na volta 19, passou Niki Lauda, que estava em segundo, e começou a
ameaçar o líder Alain
Prost, e continuou por várias voltas lutando pelo primeiro lugar com
seu limitado Toleman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário