Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 2 de novembro de 2013

O FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS

     futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908.
     É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas conquistadas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria (ouro em 1996 e prata em 2008), Camarões (ouro em 2000) e Coréia do Sul (bronze em 2012). Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze. A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental, e desde então nunca mais chegou a se classificar para o torneio. Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.
     A competição tornou-se cada vez mais importante em toda a década de 1920, embora essa década testemunhou um mau momento na história do movimento olímpico, quando, durante a final dos Jogos de 1920, a Tchecoslováquia saiu do campo de jogo em protesto contra a arbitragem de John Lewis e o clima militarizado dentro do estádio na Antuérpia. Nas edições de 1924 e 1928 da competição, o movimento olímpico foi dado um impulso poderoso, com a entrada do Uruguai e Argentina.
     Já foi considerado um "campeonato mundial" até a realização da primeira Copa do Mundo em 1930. Após a realização da mesma, passou a ser disputado por seleções amadoras- com vantagem para os socialistas do Leste Europeu, já que os jogadores nesses países não eram, em teoria, profissionais — e assim enviavam aos Jogos Olímpicos suas seleções principais (o que ficou conhecido por "amadorismo de fachada"), ao passo que os países ocidentais eram forçados a mandar equipes amadoras ou de juniores.
     Para os Jogos de Los Angeles 1984, o Comitê Olímpico Internacional fez uma mudança necessária para aumentar o interesse, e decidiu admitir jogadores profissionais. A FIFA ainda não queria as Olimpíadas para disputar com a Copa do Mundo, portanto, um acordo atingido permitiu que jogadores que não tivessem ido em uma Copa do Mundo disputar as Olimpíadas. Muitas delegações em campo levaram equipes jovens, incluindo a Seleção Francesa de Futebol, que em 1984 ganhou o título olímpico.
Desde 1992 os concorrentes do sexo masculino devem ter menos de 23 anos, com três jogadores de qualquer idade permitidos por time. O torneio é "sub-23", complementando outros próprios torneios da FIFA com os Mundiais Sub-20 e Sub-17.4 O novo formato permite que as equipes de todo o mundo possam competir de forma igual, e os países africanos se aproveitaram em particular, como a Nigéria e Camarões, vencedores em 1996 e 2000, respectivamente.5
     Por causa do formato, vários dos países historicamente fortes no futebol têm campanhas modestas ou inexpressivas. A Holanda conquistou o bronze nos três primeiros torneios, mas não se classifica aos Jogos desde 1952. O Uruguai venceu o torneio em suas duas primeiras participações, em Paris 1924 e Amsterdã 1928, sendo apenas essas duas aparições olímpicas até 2012, onde conseguiu a sua classificação após 84 anos sem disputar o torneio olímpico de futebol. O Brasil conquistou cinco medalhas na história do futebol olímpico: prata em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012, e bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008. A Hungria, do então Leste Europeu conquistou três medalhas de ouro, em Helsinque 1952Tóquio 1964 e Cidade do México 1968, quando a competição era amadora. A Itália só venceu uma vez o título olímpico, em Berlim 1936, e mais dois bronzes Amsterdã 1928 e Atenas 2004 e tem o maior número de participações no torneio (15).
     Ferenc Bene, da Hungria, é o maior artilheiro da história do torneio, com 12 gols marcados em 5 jogos na edição de 1964 em Tóquio.
O Futebol Olímpico
     Em 1996 o torneio feminino também foi introduzido nos Jogos Olímpicos.

2 comentários:

Profª Libna Villarinho disse...

Muito bom! Gostei mesmo! A história é interessante, ainda mais que as Olimpíadas estão se aproximando...

Prof. Leopoldo Quaresma Júnior disse...

Estou me esforçando, dentro de minhas limitações que você conhece, para colocar postagens legais. Estou precisando de você comigo para me ajudar nas postagens, Libna meu grande amor.

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões