Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 11 de outubro de 2014

Visita dos alunos do Instituto Ivone Vanderley ao CMA

Dentro do cinema que imitava o estômago de um peixe-boi





     Neste dia 09 de outubro de 2014, fomos visitar o Centro de Pesquisas, Monitoramento e Preservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), que está localizado na cidade de Itamaracá, litoral norte do estado de Pernambuco.

     Saímos de Recife às 7:30 hs e chegamos ao CMA às 9:30 hs, onde os alunos foram encaminhados para um cinema temático que imitava o estômago de um peixe-boi.

Alunos participando de atividades

     Durante as exibições dos filmes, os alunos puderam interagir com a palestrante e ganhar brindes alusivos ao peixe-boi, animal que quase foi exterminado do planeta já no século 16 durante a invasão portuguesa ao Brasil.


     Em outro ambiente, um museu onde havia esqueletos de golfinhos e botos, tivemos a condição de entender porque esses mamíferos ANDAVAM sobre a terra. Diz a história da ciência que esses animais, há milhões de anos atrás, caminhavam e eram os maiores e mais vorazes predadores da época. Você pode comprovar esse fato observando os esqueletos desses magníficos cetáceos, pois verá DEDOS E UM PAR DE PÉS atrofiados.
Dentro do ônibus. Expectativa 

     Também tivemos a oportunidade de vislumbrar um tanque onde havia vários peixes-boi inclusive Xica, uma fêmea que tem uma deformidade na coluna vertebral causada pelo  seu antigo cativeiro que era pequeno e raso demais.

     Hoje Xica encontra-se no CMA, não consegue afundar e nada com certa dificuldade. Nunca poderá ser solta novamente. Passará o resto de seus dias em sua eterna morada onde é alimentada e bem tratada.  

     
Museu de mamíferos aquáticos

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões