Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 22 de agosto de 2015

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO - III UNIDADE - 2015

     
     


... for o cantinho do estudo, maior a possibilidade de concentração



     O esquema abaixo representa um método anticoncepcional denominado LAQUEADURA DE TUBAS UTERINAS.  O local representado por X é o ponto no qual a intervenção é feita. 
    
laqueadura impede que o óvulo se aloje no útero e encontre com o ...
A laqueadura consiste em uma intervenção cirúrgica nas tubas uterinas.
       Esse tipo de método anticoncepcional é conhecido como MÉTODO CIRÚRGICO. A CAMISINHA, A TABELINHA, DIU, DIAFRAGMA E PÍLULAS são outros tipos de métodos contraceptivos que se conhece.

     Por estar em fase de crescimento, a adolescente grávida pode ter problemas sérios de saúde, principalmente pressão alta e anemia. Para evitá-los ela deve FAZER O EXAME PRÉ-NATAL O QUANTO ANTES.

     O esperma é eliminado (ejaculado) pela uretra, local de passagem da urina. Já os ovócitos são eliminados pelos ovários e deslocam-se pela tuba uterina até o útero.

     Sabe-se que homens e mulheres têm os mesmos hormônios atuando em seus organismos. O que difere é a quantidade dessas substâncias em cada um: mulheres têm maior produção de progesterona e o homem, maior produção de testosterona.

     No ciclo da vida todos os seres vivos crescem e chegam à maturidade biológica para a reprodução. No ser humano, a ação de hormônios transforma o corpo e lhe fornece características especificas de cada gênero (masculino e feminino). O ovário e o testículo são as estruturas que produzem os hormônios responsáveis pelas características citadas acima.

     No homem, normalmente, a produção de espermatozoides começa na puberdade e se prolonga até o fim da vida.

      Imóveis na saída dos testículos, os espermatozoides tornam-se móveis e fecundantes ao passar pelo epidídimo.

     No homem, a testosterona, além de ser o hormônio responsável pelos caracteres sexuais secundários, estimula a síntese de proteínas, de modo que favorece o desenvolvimento muscular.

     O útero é um órgão elástico que se localiza na região pélvica da mulher. É importante porque aloja o novo ser no corpo da mãe até o nascimento.

 Veja as dicas.

- PERÍODO FÉTIL são os dia próximos à ovulação.
- MENSTRUAÇÃO é a eliminação dos restos da parede uterina, misturados com sangue proveniente do rompimento dos vasos sanguíneos.
- FECUNDAÇÃO é a união do óvulo com o espermatozóide, levando à formação do zigoto.
- OVULAÇÃO é a liberação do óvulo pelo ovário.
- TUBAS UTERINAS é lá onde acontece a união do óvulo com o espermatozoide (fecundação).
- OVÁRIO é responsável pela produção de óvulos de hormônios estrógeno e progesterona.
-ÚTERO é um órgão elástico onde o feto vai se desenvolver até o nascimento.

     O PARTO CESARIANO é indicado quando o médico verifica que a gestante não apresenta dilatação suficiente para a passagem do bebê.

     A TABELINHA, conhecido método anticoncepcional comportamental, NÃO é indicado para uma mulher que tem seu ciclo menstrual irregular.

     Gêmeos univitelinos são sempre do mesmo sexo e são idênticos porque são concebidos pela divisão de um mesmo óvulo fecundado (zigoto).

     Já os gêmeos bivitelinos podem ser ambos do mesmo sexo ou de sexo diferente, mas NÃO são idênticos. Neste tipo de concepção há a fecundação de dois óvulos distintos.

     Falando de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST ‘s

     A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AID’s), é transmitido por um vírus conhecido como HIV. Se pega AID’s através de relações sexuais sem camisinha, da mãe para o filho durante a gestação, transfusões de sangue e uso de agulhas e seringas não descartáveis. 
 
     O HIV agride principalmente o linfócito T4, principal célula de defesa contra vírus, quando começa a anulação das defesas do nosso organismo. Sua função é controlar a resposta imunitária.

     A AIDS mata de forma indireta, pois provoca o aparecimento de outras doenças chamadas de doenças oportunistas.

- GONORRÉIA apresenta secreção purulenta que sai da uretra ou vagina.

- SÍFILIS aparece ferida indolor na região dos órgãos genitais.

-HERPES aparecem bolhas que formam feridas dolorosas nos órgãos genitais.

- PAPILOMA são pequenas verrugas que podem se alastrar pelos órgãos genitais.

 -O PAPILOMA, A AIDS E A HEPATITE C são doenças causadas por VÍRUS.

 -SÍFILIS E GONORREIA são causadas por BACTÉRIAS.

  -A HEPATITE C é uma doença que ataca o fígado.

     ATENÇÃO: O único anticoncepcional que previne uma gravidez indesejada e contra DST ‘s é a CAMISINHA, pois ela não deixa passar os fluidos corporais do homem para a mulher e vice-versa.   

     *Estudar os desenhos esquemáticos dos sistemas genitais masculino e feminino.



      

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões