Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 22 de agosto de 2015

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO - III UNIDADE - 2015

    As cordas vocais (pregas vocais) são duas membranas esticadas como faixas de borrachas, transversalmente, na traqueia. Quando você fala ou canta, faz com que o ar vibre as pregas vocais. A frequência de vibração depende da espessura e do comprimento das pregas e de quanto estão esticadas. O timbre da voz de cada pessoa depende dessa vibração.

     É certo que não podem existir duas pessoas com o mesmo timbre de voz, pois o tamanho e espessura das pregas vocais como já foram dito, são diferentes e é por isso que se diz que o timbre de voz é a identidade de cada um.

     Quando você era criança, o timbre de sua voz era diferente do atual porque durante a adolescência os hormônios (estrógeno e testosterona) fazem com que as pregas vocais aumentem de tamanho e espessura.

     Dicas importantes.

- O peso de um corpo sempre muda, vai depender da aceleração da gravidade.
- A força de atrito dificulta o movimento relativo de dois objetos que estão em contato.
- Sobre um objeto que está em repouso, podem atuar várias forças.
      Um corpo que está em repouso quando submetido a ação de duas forças de mesma intensidade e orientadas em sentidos opostos, a resultante das forças será nula e o corpo continuará em repouso.
     Uma pessoa que está cavalgando em um cavalo ou se deslocando em um ônibus, se houver uma parada brusca a pessoa continua em seu movimento para frente. Esses fatos têm relação com a LEI DA INÉRCIA ou primeira lei de Newton. Segundo Newton, um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento uniforme a menos que sofra ação de uma força externa.
     As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a primeira Lei de Newton.
     Um operário puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra extremidade, a um caixote depositado sobre uma mesa. Em suas mãos o operário sente uma força de reação contrária à força que ele realiza. Essa força é exercida pelo chão. Chama-se “Lei da Gravitação Universal” ou lei da gravidade.
      Segundo Isaac Newton, quando um corpo exerce uma força sobre outro, haverá uma reação, isto é, o outro corpo exercerá uma força de igual intensidade e direção, mas de sentido contrario. Esta afirmação está de acordo com Terceira lei de Newton, também chamada de Lei da Ação e Reação.
     Pode-se dizer que uma pessoa que sustenta um objeto pesado em repouso no ar está realizando um trabalho pesado – o que é correto sob o ponto de vista fisiológico -, porém, do ponto de vista da Física, dizemos que a força não realiza trabalho, porque a força aplicada não causa deslocamento.
     CALOR e TEMPERATURA não são a mesma coisa.Temperatura é uma grandeza física que indica o grau de agitação das partículas. Calor é a energia que passa de um corpo para outro.
     Você sabia que as tampas metálicas dos recipientes de vidro são mais facilmente removidas quando o conjunto é imerso em água quente? Acontece porque o metal se dilata mais que o vidro quando ambos são submetidos à mesma variação de temperatura.
          A ilustração abaixo representa duas latas, uma pintada de branco e outra de preto, que recebem a mesma quantidade de energia radiante.

    
         Provavelmente o termômetro inserido na lata preta indicará maior temperatura, porque os corpos de cor preta absorvem maior energia radiante.
     Em países de clima quente se recomenda o uso de roupas claras, porque as roupas claras refletem a maior parte da energia radiante que recebem, ao contrário do que ocorre com as roupas escuras.

EXERCÍCIO DE REVISÃO

1) Um trem percorre 50 Km em 2 horas. Qual é a sua velocidade?

2) Em 50 s, Ana correu as seguintes distâncias ao redor de um campinho de futebol: 20 m para o norte, 10 m para o leste, 20 m para o sul. Nessa corrida ela levou 50 s. determine:
a) A distância percorrida.
b) A velocidade de Ana em km/h.

3) Pesquisadores da vida marinha colocaram sensores em um golfinho para monitorar seus movimentos e verificaram que em 5 horas ele percorreu 150 km. Qual a velocidade do golfinho?

4) Um carro percorreu 45 km em 3 horas. Qual foi sua velocidade?

5) A luz possui velocidade de 300 000 km/s. Com base nessa informação responda.
a) Qual a distância percorrida em um minuto por um raio luminoso?
b) Se a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar à Terra, qual a distância aproximada entre eles?

6) Se um móvel tem velocidade constante de 1 m/s, que distancia ele percorre em 1 minuto? (Para não errar, preste atenção às unidades).

7) Durante uma tempestade, um trovão é ouvido 10 segundos após o relâmpago. Admitindo que os dois foram conseqüência do mesmo fenômeno, a que distância, em quilômetros, ele ocorreu?

8) Determine a profundidade de um lago sabendo que um ultrassom que o atravessa é captado 0,6 segundos após ter sido emitido.

9) Em quanto tempo uma onda sonora percorre um fio de ferro de 61,56 km?

10) Para pesquisar a profundidade do oceano numa certa região, usa-se um sonar, instalado num barco em repouso. Entre a emissão do sinal (ultrassom) e a volt do sinal (eco do ultrassom) decorre 1 segundo. Supondo que o som se propaga em velocidade de, na água, 1500 m/s, é possível concluir que a profundidade do oceano na região é de:

VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM

MEIO
VELOCIDADE
NO AR A 20 ºC
340 m/s
NA ÁGUA DOCE A 20 ºC
1480 m/s
NO FERRO
5130 m/s




Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões