Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ECOLOGIA EM FOCO



ernst-haeckel.jpg (330×330)
Ernst Haenckel, formulou o conceito da plavra ECOLOGIA


·         O QUE É ECOLOGIA?

     A ecologia é a ciência que estuda o meio ambiente, ou seja, a nossa casa (o lugar que habitamos) e os seres vivos que o compartilham conosco. Quantos são eles, onde estão e porque estão ali são alguns dos questionamentos que servem como base para o estudo da ecologia.

·         HISTÓRICO DA ECOLOGIA.

     Por volta de 1870, um alemão chamado Ernst Haeckel (1834-1919) difundiu o termo ecologia (Okologie – do grego oikos = casa e logos = estudo) para se referir à ciência que estuda a natureza no que diz respeito às relações entre os seres vivos e o ambiente em que estão inseridos.

     Desde então, essa ciência começou a se difundir pelo mundo e se tornar parte dos mais diversos campos de estudo, passando a ser considerada uma matéria interdisciplinar. Biologia, física, química, geografia, antropologia, sociologia, direito, enfim, muitas ciências encontram espaço nesse universo de conhecimento. Por isso, a ecologia é uma das áreas mais estudadas atualmente em todo o mundo.

     As raízes da ecologia caem nos estudos ligados à História Natural, algo que, em essência, é tão antigo quanto o homem. Os egípcios e babilônicos aplicaram métodos ecológicos para combater as pragas que assolavam suas culturas de cereais no vale do Rio Nilo, bem como na Mesopotâmia (Odum, 1977). Os gregos (Hipócrates, Aristóteles) produziram textos claramente ecológicos (Allan, 1970). Passada a Idade Média, período caracterizado pelo domínio da igreja e sua visão aristotélica da natureza, surgem novas contribuições ao estudo ecológico. Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), naturalista holandês, mais conhecido por ter inventado o microscópio, também estudou e evidenciou a importância das cadeias alimentares e a regulação de populações (Dubois et al., 1938). Gaunt (sec. XVI) foi o pioneiro da demografia. Ele trabalhou em sensos da população humana na cidade de Londres e reconheceu a importância da determinação quantitativa das taxas de nascimentos, mortalidade, razão sexual e estrutura de idade das populações. Outro naturalista, Buffon (1756), assinalou que existem “forças” capazes de contrabalançar o crescimento populacional, ou seja, o principio básico da regulação ecológica das populações.

     As populações mais importantes para o estabelecimento da ecologia moderna aconteceram somente ao final do século XVIII e durante a primeira metade do século XIX. Malthus (1798) determinou que as populações podem crescer em ritmo exponencial (modelo densidade independente), enquanto os recursos de que elas necessitam crescem em ritmo aritmético. Verhulst (1838) derivou a curva logística de crescimento populacional (modelo densidade dependente). Farr (1843) descobriu a relação existente entre taxa de mortalidade e densidade de uma população.

  •      ENTENDENDO A ECOLOGIA.

     O instinto de sobrevivência é, talvez, o comportamento mais natural entre todos os seres; logo, “manter-se vivo” tem sido uma das maiores preocupações para o homem desde que começou povoar a Terra. A obtenção de alimentos, pela caça, pesca ou coleta de vegetais, era/é, sem dúvida, um fator básico de subsistência entre todos os animais. Mas o homem não se limitou a isso.

     Com o tempo, conhecer a natureza tornou-se cada vez mais importante. Esse conhecimento passou a ser usado com várias finalidades: religiosas, ritualísticas e ainda para a sobrevivência.

     Desde as tribos mais primitivas, os caçadores estudavam suas presas e desenvolviam técnicas cada vez mais aprimoradas de ataque. Quando a agricultura surgiu, os homens passaram a estudar as estações do ano, as chuvas, as técnicas de cultivo e os próprios vegetais que plantavam.

hunting-mammoth.gif (1326×902)
Os homens primitivos já conheciam os hábitos dos animais que caçavam

     Na Grécia Antiga, muitos filósofos, principalmente Aristóteles, desenvolveram ideias sobre o planeta Terra e sobre os seres vivos. Contudo, foi apenas nos séculos XVIII e XIX, com a contribuição de grandes pesquisadores e pensadores como Lineu (classificação dos seres), Buffon (origem dos seres), Humboldt (biologia), Darwin (evolução), Wallace (biogeografia), Malthus (estudo das populações) entre outros, que a ciência natural começou a despertar como fator de grande importância para a sociedade.

     Apesar disso, a ecologia só veio a ser considerada como ciência a partir de 1930 e, mesmo assim, foi muito tempo deixada em segundo plano, pois não era considerada tão importante quanto as ciências mais antigas, como física e matemática. Infelizmente, isso não é tão positivo, pois esse reconhecimento aconteceu porque foi apenas naquele período que o homem começou a perceber o quanto estava destruindo a natureza.

Fonte: Manual do Educador; Ciências e Cotidiano – 6º ano. Meio Ambiente. Francisco Buarque e Maria Ambrosia. Editora Construir – 1ª edição.  
          

      

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões