Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OS EQUINODERMOS

IBK-2228129.jpg (1600×1063)
Estrela-do-mar e ouriço-do-mar, os equinodermos mais conhecidos (note que na imagem acima também há um siri, que não é um equinodermo, mas um crustáceo).
     Os equinodermos (dos termos latinos echinos, que significa espinhos; e derma, pele), são os animais invertebrados mais próximos dos vertebrados de acordo com características evolutivas. Podemos adiantar que esses animais chamam atenção pela presença de espinhos no seu corpo. Mas isso ainda é muito pouco. Vejamos outras características.

     São animais exclusivamente marinhos. Alguns nos encantam desde que somos crianças, como as estrelas-do-mar; outros nos assustam, sobretudo pela experiência dolorosa que podemos ter com eles, como os espinhosos ouriços-do-mar. Quem tem o hábito de caminhar sobre as pedras e corais à beira-mar certamente sabe do estamos falando: quando a maré está baixa em algumas praias, muitos desses animais acabam ficando à vista. Exóticos e coloridos, apesar da aparente quietude e simplicidade, são animais invertebrados de vida ativa e um organismo complexo.

     Além destes, podemos citar os pepinos-do-mar, as bolachas-da-praia e os lírios-do-mar. Geralmente, estão no leito dos oceanos, deslocando-se e explorando lentamente o ambiente em busca de comida e reprodução.

·         Características gerais.

     Ao contrário dos artrópodes que possuem exoesqueleto, todos os equinodermos possuem um endoesqueleto, ou seja, um esqueleto interno, rico em calcário, de onde partem espinhos ou apenas tubérculos (pequenas proeminências espinhosas). Se o esqueleto é interno, então podemos dizer que ele é revestido de tecido; nesse caso, uma fina camada de epiderme.

     Os equinodermos possuem um sistema digestório completo, formado de boca, estômago, intestino e ânus, com exceção dos ofiuroides, que não possuem estômago. Entre as espécies, há aqueles que se alimentam apenas de algas e detritos orgânicos; outros se alimentam de pequenos crustáceos e moluscos; e há ainda os que se alimentam da carcaça de animais mortos.

     Vejamos com detalhes o organismo de um ouriço-do-mar.

ouri%C3%A7o+do+mar.jpg (400×316)
Estrutura interna do ouriço-do-mar

     Observe que o ânus fica localizado na superfície superior do animal (face dorsal), enquanto a boca fica na superfície inferior. Nela, encontramos a lanterna de Aristóteles, estrutura formada por cinco dentes calcários.

     A principal característica dos equinodermos é a presença de um sistema ambulacrário, ou aquífero, formado por placa madrepórica ou madreporito, geralmente localizada na face dorsal, por onde a água do mar penetra. Além disso, também encontramos os pés ambulacrais – cilindros fechados que se estendem para o meio externo através de poros existentes no esqueleto. Todo esse sistema está relacionado, de uma forma geral, com a locomoção, circulação, respiração, excreção e percepção tátil dos equinodermos.

     Já o sistema nervoso é formado por um nervo anelar em torno da faringe. Eles não possuem coração nem sistema circulatório.

     A excreção ocorre em qualquer parte do corpo por difusão (passagem de soluto sem gasto de energia) ou por meio dos pés ambulacrários. O processo de respiração também ocorre através dos pés ambulacrais.

Fonte: Ciências e Cotidiano- Manual do Educador – 7º Ano – Francisco Buarque e Maria Ambrosia – Editora Construir – 1ª Edição.


     

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões