Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 29 de março de 2016

QUESTIONÁRIO RELATIVO À AULA-PASSEIO REALIZADA PELOS ALUNOS DO 8º E 9º ANOS DO IIV.

humano2


1)       O estudo dos tecidos compreende a parte da Biologia conhecida como Histologia (histo = tecido; logos = estudo).  De acordo com o tipo de célula de que são formados e da substância entre as células (substância intracelular), os tecidos são classificados em quatro grupos principais. Quais são?

2)        Qual o nome do tecido que reveste o corpo e forra as cavidades (tubo digestório, sistemas respiratórios e urinário), conferindo proteção contra atritos, invasão de microrganismos ou evaporação e servindo para absorção de alimento, oxigênio, etc?


3)       O tecido epitelial pode se diferenciar em tecido glandular quando suas células secretam substâncias. As glândulas podem ser de secreção externa ou exócrina – quando seus produtos saem do corpo ou caem no tubo digestório – e de secreção interna ou endócrina – quando seus produtos são lançados na circulação sanguínea e vão atuar em outros órgãos do corpo. Algumas glândulas são mistas, pois apresentam função exócrina e endócrina.
·         Cite as glândulas EXÓCRINAS, ENDÓCRINAS E MISTAS que fazem parte dos nossos sistemas.

4)       O tecido sanguíneo é o próprio sangue, formado por uma parte líquida, denominada plasma, e por elementos figurados encontrados no plasma. Sua principal função é transportar gás oxigênio e substâncias nutritivas para as células e defender o organismo contra a ação de microrganismos. Quais os nomes das células que compõem o sangue?

5)       O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo. É constituído por células alongadas, denominadas fibras, e capazes de contração. Forma os músculos. No corpo humano, existem três tipos de músculos com características próprias. Quais são esses músculos?


6)       Os alimentos que comemos fornecem os nutrientes, e estes, por sua vez, funcionam como matéria-prima para a liberação de energia, construção do organismo e renovação de suas partes.
     Os alimentos são formados principalmente por carboidratos, lipídios e proteínas. Como suas moléculas são grandes demais para ultrapassar a membrana do intestino e serem absorvidas pelo organismo, elas são fragmentadas em subunidades num processo denominado digestão.
     O sistema digestório compõe-se de duas partes: tubo digestório e glândulas anexas. Cite as estruturas componentes do tubo digestório e das glândulas anexas.

7)       Toda atividade desenvolvida pelo nosso organismo depende da obtenção de energia dos alimentos. Isso é conseguido, continuamente, pela respiração, que consiste em reações de combustão no interior das células, com a participação do gás oxigênio.
     O trabalho de fazer entrar gás oxigênio (O2) do ar no organismo para pô-lo em contato com as células é feito pelos órgãos que compõem o sistema respiratório. Este compreende as vias respiratórias e os pulmões.   A renovação do ar contido nos pulmões é feita pelos movimentos respiratórios. Cada movimento respiratório completo consta de duas fases. Quais são essas fases?

8)       O sistema cardiovascular tem por função fazer o sangue circular por todo organismo. No organismo humano, como em todos os animais vertebrados, a circulação do sangue é feito por meio de um sistema fechado de vasos. Qual o centro funcional do sistema cardiovascular?

9)       O sangue flui continuamente por todo o corpo empurrado por movimentos de contração. Estes têm origem no coração e se propagam pelas artérias. Pelas contrações e dilatações do musculo cardíaco, o sangue é impulsionado para as diferentes partes do corpo. O coração é uma “bomba” que mantém o sangue em circulação. Quais os nomes dos movimentos de contração e dilatação do coração?

10)   As proteínas têm papel fundamental no nosso organismo, porém o seu aproveitamento pelo metabolismo gera resíduos ou excretas nitrogenadas, isto é, substâncias tóxicas que apresentam em sua constituição molecular átomos de nitrogênio: amônia, acido úrico e ureia. Cabe principalmente ao sistema urinário a função de retirar do sangue essas excretas. Quais órgãos fazem parte do sistema urinário?

11)   No nosso corpo, os ossos constituem um tecido vivo. Eles formam o esqueleto. Este da forma ao corpo, protege os órgãos vitais e proporciona um sistema de alavancas, movidos pelos músculos, que possibilita os movimentos.  Quantos ossos tem um esqueleto humano de um adulto?


12)   O sistema nervoso não só coordena e integra as funções do organismo como o relaciona com o meio externo. Pode ser divido em parte central do sistema nervoso e parte periférica.  Como é chamada a célula básica do sistema nervoso?

13)   Ao contrário dos demais sistemas do corpo humano, o sistema genital apresenta acentuadas diferenças entre homem e mulher. Durante a puberdade que começa geralmente entre 11 e 12 anos, meninos e meninas começam a produzir certos hormônios que produzirão modificações em seus corpos ligadas à sexualidade. Que hormônios são esses?


  •      Faça um relatório (no mínimo 15 linhas) enfocando os temas; O QUE VI, O QUE SENTI, O QUE APRENDI. Este relatório é muito importante e deve ser entregue junto com as respostas das questões acima.

Bibliografia: Ciências Novo Pensar – edição renovada – CORPO HUMANO – 8° ANO.
                      Autores: Demétrio Gowdak – Eduardo Martins.
                      Editora: FTD.

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões