Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 3 de abril de 2016

REVISÃO PARA A PROVA DO 6º ANO - I UNIDADE - 2016


     Em relação à Floresta Amazônica é INCORRETO dizer que “a floresta amazônica é o  pulmão do mundo”, já que sabemos que a maior parte do gás oxigênio do planeta é produzido pelas algas. Dessa forma o mar é o pulmão do mundo.
     As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60 mil toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente. A relação existente entre a sardinha e a anchova é de competição.
     O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até a níveis que não prejudiquem a cultura. A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp consiste na introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.
     “Um homem relatou que uma onça-pintada está assustando o gado em sua fazenda, localizada no cerrado brasileiro.”
     Na frase acima os termos que se referem, na ordem, a: um organismo, uma população e um ecossistema são = Onça-pintada, gado e cerrado.
     Na cadeia alimentar representada abaixo, crustáceos, peixes, lulas e seres humanos são consumidores.
     De toda a água da Terra, a maioria está nos mares e oceanos, que ocupam 75% da superfície do planeta. Nos rios, lagos e lençóis freáticos, assim como nos mares, a água se encontra em fase LÍQUIDA. Geleiras e icebergs são constituídos de água SÓLIDA, enquanto o vapor d’água na atmosfera está em fase GASOSA.
    Sobre a história da Astronomia é incorreto afirmar que o  Hubble descobriu que todas as galáxias do Universo estão se aproximando. Na verdade elas estão se afastando.
     Na natureza são frequentes os exemplos de relações benéficas entre indivíduos, mesmo de espécies diferentes, como é o caso do caranguejo paguro e da anêmona. O caranguejo aumenta sua proteção vivendo em conchas abandonadas e permitindo que anêmonas – produtoras de substância urticante contra predadores – se depositem nelas. As anêmonas, por sua vez, ganhando mobilidade, capturam melhor os alimentos. O tipo de interação descrita é denominada protocooperação.
     Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, podemos dizer que os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes.
     Os ambientes são constituídos por fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (elementos não vivos), inter-relacionados. Algumas espécies de seres vivos desenvolveram adaptações para lidar com condições hostis do ambiente: por causa das baixas temperaturas, há animais que hibernam no inverno; por causa da escassez de água, os cactos armazenam água em seu caule e é por causa das altas temperaturas que os animais de deserto costumam ter hábitos noturnos.
      A relação entre búfalos e pássaros é um exemplo de protocooperação.
      O parasitismo causado por helmintos é uma das maiores causas de endemias no Brasil. São exemplos de endemias causadas por esses parasitas teníase e ascaridíase.
    Os parasitas são companheiros quase inevitáveis da existência animal organizada. Essa forma de vida foi adotada por vários organismos e apresenta algumas vantagens e desvantagens.
     A principal vantagem do parasitismo é a reprodutiva, pois a quantidade de energia desprendida para a reprodução é muito grande, deixando um número elevado de descendentes.
     O parasita tem a vantagem de não estar exposto ás intempéries do meio ambiente, mas acaba exposto aos mecanismos de defesa do hospedeiro.
      As interações entre os seres vivos ocorrem tanto entre indivíduos da mesma espécie  como entre indivíduos de espécies distintas e podem ser harmônicas ou desarmônicas. Dos pares de organismos  que exemplifica uma relação ecológica de parasitismo é o do cipó-chumbo - cafeeiro.
     As interações entre os seres vivos no meio ambiente podem ser benéficas, prejudiciais ou indiferentes. As interações positivas e negativas interferem diretamente sobre o equilíbrio ecológico dentro da comunidade. Sendo assim, podemos afirmar que o predatismo favorece diretamente a seleção natural entre as espécies e mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam por essa associação.
     Sobre as relações ecológicas podemos afirmar que: No mutualismo ocorre uma associação íntima entre dois seres de espécies diferentes, na qual ambos saem beneficiados e o mimetismo é uma estratégia usada quando os indivíduos de uma espécie se assemelham aos de outra espécie.
     Vamos analisar as charges a seguir. Elas tratam de algumas relações ecológicas.
 
Nesta charge vemos que a personagem se refere ao PREDATISMO.
Agora a personagem refere-se ao PARASITISMO.
     Veja as dicas.
·         Comensalismo: relação entre espécies diferentes onde apenas um se beneficia sem prejudicar o outro. Ex: tubarão e rêmora.
·         Parasitismo: relação entre espécies diferentes onde um se beneficia (parasita) e o outro é prejudicado (hospedeiro). Ex: bernes e bovinos.
·         Protocooperação: relação entre seres de espécies diferentes onde os dois se beneficiam sem que haja prejuízo pra ambos. Ex: garças e gado bovino.
·         Colônias: relação entre seres de mesma espécie. Ex: algas.
·         Sociedade: relação entre seres de mesma espécie onde há divisão de trabalhos entre os indivíduos. Ex: abelhas.
     Observe os textos relativos às algumas relações entre os seres vivos na ecologia.
1.      Um pássaro que se alimenta de carrapatos que vivem sobre grandes mamíferos, como bois ou búfalos ( protocooperação ou cooperação).
2.     Uma epífita (por exemplo, uma orquídea) que cresce sobre uma grande árvore (inquilinismo).
3.     Uma rêmora (ou peixe-piloto) que vive em associação com um tubarão, sendo transportada por ele e aproveitando-se dos restos da alimentação do carnívoro (comensalismo).
4.     Bactérias e protozoários que vivem no interior do intestino de cupins, onde digerem a celulose (mutualismo).
     O parasitismo é uma relação que sempre traz prejuízo ao hospedeiro.


    









      

  
    









      





  











      









Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões