Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 7 de abril de 2016

REVISÃO PARA A PROVA DO 9º ANO - I UNIDADE - 2016

       É errado afirmar que o chumbo pesa mais que o alumínio, mas é correto dizer que o chumbo tem densidade maior que o alumínio, pois quando dizemos que o chumbo pesa mais, não determinamos um volume. Porém, quando falamos de densidade, a ideia de um volume fixo está implícita. Por isso podemos determinar quem é mais denso, uma vez que o volume é sempre o mesmo, e o que vai mudar é a quantidade de matéria.
     Ao adicionarmos 100 mL de óleo à mesma quantidade de água, percebemos que o óleo fica sobre a água. Ao adicionarmos 100 mL de óleo a 100 mL de álcool, percebemos que o álcool fica sobre o óleo. Assim podemos concluir que a água fica sob o óleo, podemos concluir que ela apresenta densidade maior do que a do óleo. Uma vez que o óleo fica sob o álcool, podemos concluir que este tem densidade menor do que a do óleo.
     O controle de qualidade é uma exigência da sociedade moderna na qual os bens de consumo são produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade são determinados parâmetros que permitem checar a qualidade de cada produto.
    Em algumas bombas de combustível a densidade do álcool pode ser verificada por meio de um densímetro similar ao desenho abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o álcool está fora da faixa permitida. Na imagem, são apresentadas situações distintas para três amostras de álcool combustível.
     Analisando o decímetro podemos concluir que a amostra que está dentro do padrão estabelecido é a de número 2.
           A produção da energia elétrica acontece em lugares chamados usinas. No Brasil, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela produção de 92% da energia produzida.
      Para as turbinas se movimentarem é necessário que a água tenha bastante força. Para isso, deve existir no local um grande desnível (queda) de água.
     Na produção de energia de uma usina hidrelétrica, ocorre a transformação de energia do tipo energia mecânica se transforma em energia elétrica. 
     Veja as dicas;
·         Combustão - é um fenômeno que ocorre quando um material se queima, em geral produzindo fogo e, consequentemente, luz e calor.
     Para que haja combustão são  necessários três elementos: combustível, comburente e energia inicial.
     Veja a função de cada elemento da combustão: Combustível é a substância que se queima. Comburente é a substância que alimenta a combustão, por exemplo, o gás oxigênio do ar. Energia inicial é a energia necessária para iniciar uma combustão; a chama de um fósforo ou uma faísca são exemplos de energia inicial. 
     Mudança de cor, liberação de gás (borbulhamento), mudança de cheiro e liberação de energia (luz ou calor), são as principais características que indicam que uma reação química está acontecendo.
     Quando um corpo em repouso é submetido à ação de duas forças de mesma intensidade e orientadas em sentidos opostos, a resultante das forças será nula e o corpo continuará em repouso.
     Em um ônibus que está em movimento em uma velocidade de 60 km/h. Será que todos estão em movimento? Depende do referencial, veja: com relação aos passageiros, o motorista está parado. Com relação às pessoas na rua, tanto motorista quanto os passageiros estão em movimento.
     ISAAC NEWTON foi um cientista inglês  criador do calculo diferencial integral e das leis que regem os movimentos dos corpos cujas velocidades estão abaixo da velocidade da luz.
     Newton criou três lei básicas conhecidas como “OS TRÊS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DINÂMICA”.
·         A primeira lei de Newton  lei da inércia) -  “Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento uniforme a menos que sofra uma ação de uma força externa.”
·         A segunda lei de Newton (lei da aceleração) – a ação de uma força sobre determinado corpo pode fazê-lo acelerar.
·         A terceira lei de Newton (lei da ação e reação) - quando um corpo exerce uma força sobre outro, haverá uma reação, isto é, o outro corpo exercerá uma força de igual intensidade e direção, mas sentido contrário.
          Uma pessoa que está cavalgando em um cavalo ou se deslocando em um ônibus, se houver uma parada brusca a pessoa continua em seu movimento para frente. Esses fatos têm relação com a LEI DA INÉRCIA ou primeira lei de Newton. Segundo Newton, um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento uniforme a menos que sofra ação de uma força externa.
          As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a primeira Lei de Newton.
   Quando um corpo se desloca apoiado sobre uma superfície, pode-se observar, na maioria dos casos, o aparecimento de uma força contrária ao movimento do corpo. A essa força chamamos de ATRITO.
     Em diferentes corpos celestes, seu peso muda, mas sua massa não. Cada corpo celeste tem uma força gravitacional própria, portanto, o mesmo objeto pode assumir diferentes pesos dependo do corpo celeste em que estiver. GRAVIDADE é o nome da força de atração que a Terra exerce sobre os corpos.
     Um operário puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra extremidade, a um caixote depositado sobre uma mesa. Em suas mãos o operário sente uma força de reação contrária à força que ele realiza. Essa força é exercida pelo chão (a força da gravidade puxa os objetos para baixo).
          Pode-se dizer que uma pessoa que sustenta um objeto pesado em repouso no ar está realizando um trabalho pesado – o que é correto sob o ponto de vista fisiológico -, porém, do ponto de vista da Física, dizemos que a força não realiza trabalho, porque a força aplicada não causa deslocamento.
          Dicas importantes.
- O peso de um corpo sempre muda, vai depender da aceleração da gravidade.
- A força de atrito dificulta o movimento relativo de dois objetos que estão em contato.
- Sobre um objeto que está em repouso, podem atuar várias forças.
RESOLVA ESTAS QUESTÕES
1.      Qual a velocidade média de um carro que parte de Recife que vai até João Pessoa (distancia aproximada 880 km) e chegou às 20:00hs em João Pessoa?
2.     Faça as conversões das unidades.
a)     10 km/h para m/s.     
b)     80 km/h para m/s.
c)     75 m/s para km/h.
d)     36 m/s para km/h.
3) Um  veículo estava com velocidade de 20 m/s no instante t0 = 0. Sabendo que sua velocidade no instante t = 40 s é de 30 m/s, calcule a aceleração do ônibus nesse intervalo.
4) Qual a velocidade, em km/h, de um ciclista que se desloca a 10 m/s?
5) Um atleta inicia sua corrida quando o cronômetro indica 5s e termina a competição quando o cronômetro indica 10s. Qual foi o intervalo de tempo?
6) Um asteroide move-se no espaço desempenhado um movimento uniforme. A cada 24 horas se desloca 144.000.000 km. Qual sua velocidade?





Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões