Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

SIMULADO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO



INSTITUTO IVONE VANDERLEY
RECIFE, _____  de ____________________  de 20 ___
ALUNO (A): __________________________________  Nº _____
TURMA: 6º ANO ____                            Prof Leopoldo Quaresma


 1) Marque um X na alternativa que mostra alguns dos ecossistemas brasileiros.

A) Serenguete, tundra, taiga.
B) Floresta decídua, floresta de coníferas, pradarias.
C) Caatinga, floresta amazônica, campos sulinos.
D) Círculo polar ártico e circulo polar antártico.
E) Todas as respostas estão erradas.

2) O cerrado é um ecossistema que se caracteriza por apresentar árvores de pequeno porte, com troncos finos e retorcidos. O lobo guará é um dos animais mais comuns desse ecossistema, mas também podemos encontrar tamanduás-bandeiras e muitos outros.  Que região do Brasil se localiza o cerrado?

A) Região Norte;
B) Região Sudeste;
C) Região Nordeste;    
D) Região Sul;    
E) Região Centro-oeste.

Veja a fotografia abaixo e responda o que se pede.

Imagem relacionada

3) Os ecossistemas são formados pelos meios bióticos e abióticos. Qual a única alternativa que mostra o significado da palavra BIÓTICO.  

A) São os fatores não vivos que formam os ecossistemas.
B) BIO (vida) corresponde aos seres vivos que formam os ecossistemas.
C) Bióticos são os seres humanos que ajudam na formação dos diversos ecossistemas.
D) As palavras biótico e abiótico têm o mesmo significado, ou seja, formam os ecossistemas.
E) Todas as respostas estão erradas.

4) Escolha a alternativa que apresenta os meios bióticos da fotografia.

A) A água, as rochas, o ar, a temperatura.
B) A correnteza, o teor de sal da água, a luminosidade.
C) As enchentes e vazantes das marés.
D) A profundidade e os locais mais rasos de rios, lagos e mares.
E) Todas as respostas estão erradas.

5) Os meios abióticos correspondem aos fatores não vivos dos ecossistemas. Quais os meios abióticos presentes na fotografia?

A) A água, as rochas, o ar, a temperatura.
B) A tartaruga, os corais, os peixes.
C) Os crustáceos, os mamíferos marinhos, os moluscos.
D) As algas, os microrganismos, as ostras.
E) Os golfinhos, os tubarões, as orcas.


6) Nos ecossistemas marinhos, representado na fotografia, podemos observar seres planctônicos, bentônicos e nectônicos. Quais são os seres vivos nectônicos que aparecem em destaque?

A) Algas microscópicas, bem como microcrustáceos.
B) Os corais, as esponjas, os ouriços.
C) Tartaruga e diversos peixes.
D) A água do mar e a profundidade.
E) A pressão do fundo do mar.

7) “Em determinada região temos muitas plantas que produzem frutos. Certos insetos adoram sugar o líquido doce contido nesses frutos. Por sua vez, determinadas aves gostam de se alimentar desses insetos. Todos vivem numa região de alta temperatura, com poucas chuvas e solo bem arenoso.”

     Observe que o texto apresenta palavras sublinhadas. Separe-as em dois grupos: fatores bióticos e abióticos.

FATORES BIÓTICOS:

FATORES ABIÓTICOS:

8) Associe as colunas.
1) Variedade biológica

(   )
Ecossistema.
2) Conjunto de seres vivos inter-relacionados + fatores abióticos.

(   )
Biodiversidade.
3) Bioma
(   )
Estudo da casa (habitat) dos seres vivos.

4) Ecologia
(   )
Conjunto de seres vivos de um ecossistema que apresenta um aspecto uniforme.

·         Agora escolha a sequência correta.
      A) 1,2,3,4.     B) 4,2,1,3.     C) 3,4,2,1. 
  
              D) 2,1,4,3.             E) 4,3,2,1.


9) A palavra BIOLOGIA significa: BIO (vida) e LOGIA (estudo). Ou seja, o ESTUDO DA VIDA. Qual o nome do profissional que estuda a biologia dos seres vivos?

A) Historiador.     B) Matemático.     C) Físico.   

              D) Químico.     E) Biólogo.

10) Qual o nome do ramo da biologia que trata do estudo do habitat dos seres vivos?

A) Botânica.    
B) Ecologia.    
C) Zoologia.   
D) Astronomia.    
E) Todas as respostas estão erradas.




Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões