INSTITUTO IVONE
VANDERLEY
ALUNO (A): ____________________________Nº _______ TURMA ______
As questões abaixo estão de acordo com o conteúdo aplicado em sala de aula durante a I unidade. Responda as questões propostas, cada resposta correta vale 1 ponto. Você pode usar qualquer recurso para responder este questionário, ou seja, internet ou qualquer livro didático. Espero que se divirta e aprenda. Bons estudos!
1) As relações entre força e
movimento foram sistematizadas pelo cientista inglês Isaac Newton (1642-1727). O
que sabe sobre esse cientista?
2) “Um corpo tende a permanecer
em repouso ou em movimento uniforme a menos que sofra ação de uma força
externa.”
O texto acima está de acordo com qual das
leis de Newton? Fale um pouco sobre esse tema.
3) Veja o caso dos passageiros
dentro do ônibus.
Embora o ônibus esteja se deslocando, no
caso, a 60 km/h, os passageiros estão em repouso ou em movimento? Justifique sua
resposta.
4) Que força foi aplicada a um
corpo de 10 kg cuja aceleração foi de 3 m/s2?
5) Duas forças são aplicadas no
mesmo ponto (ponto A); a força F1 tem direção vertical, sentido para
baixo e intensidade de 6 N; a força F2 faz ângulo de 90° com a F1,
sua direção é horizontal e seu sentido para direita; a intensidade da F2
é 8 N. Calcule a resultante dessas duas forças. Veja o esquema abaixo.
6) Segundo Newton, quando um
corpo exerce uma força sobre outro, haverá uma reação, isto é, o outro corpo
exercerá força de igual intensidade e direção, mas em sentido contrário. Como também
é conhecida a terceira lei de Newton?
7) Quando um corpo se desloca
apoiado sobre uma superfície, pode-se observar, na maioria dos casos, o aparecimento
de uma força contrária ao movimento. Como é chamada essa força?
8) Temos dois objetos situados em
diferentes planetas.
Objeto 1 – localização: Mercúrio
(g = 3,8 m/s2). Objeto 2 –
localização: Terra (g = 9,8 m/s2).
Sabe-se que a massa do objeto 1 é 12 kg e
a do objeto 2 é 10 kg. Sendo assim, responda.
a) Qual o peso do objeto 1 em
Mercúrio?
b) Qual o peso do objeto 2 na
Terra?
c) Qual dos objetos, em suas
respectivas localizações, se encontra mais pesado?
d) Qual dos objetos tem maior
massa?
e) Se fossem trocados de planeta,
os objetos continuariam com a mesma massa ou com o mesmo peso?
9) Uma pedra quando está na Terra
tem peso de 68 N. Admitindo 10 m/s2 a aceleração da gravidade na
Terra, calcule.
a) A massa da pedra em quilograma
na Terra.
b) O peso da pedra na Lua,
admitindo 1,7 m/s2 a aceleração da gravidade desse astro.
c) A massa da pedra na Lua.
10) As forças geralmente atuam
combinadas. Por exemplo, o peso de um barco o empurra para baixo, mas a água
produz força igual para cima, o que impede que o barco afunde. O vento sopra as
velas para empurrar o barco através da água, mas a água é empurrada contra o
casco e isso faz o barco se mover devagar. Como é chamado o resultado de duas
ou mais forças agindo sobre um corpo?
2 comentários:
Amigo sou professora de Biologia e Ciências para o ensino Fundamental II. Preciso de uma apostila de Ciências com o conteúdo do 9 ano. Se você tiver e puder compartilhar agradeço.
Olá Daniela. Não disponho de apostilas porque utilizo os livros das editoras que a escola adota. Obrigado por acessar meu blog.
Postar um comentário