Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

OS SISTEMAS GENITAIS MASCULINO E FEMININO


   

Figura ilustrando as glândulas que compõem o sistema genital masculino


O sistema genital masculino
     Quando um bebê do sexo masculino nasce, seu sistema reprodutor já está formado, mas ele não funciona até que chegue a puberdade, o que pode acontecer geralmente entre os 11 e 15 anos, quando os hormônios começam sua “revolução”. As idades indicadas são médias: há meninos mais precoces e outros que se desenvolvem um pouco mais tarde.   
     O sistema genital masculino é formado por vários órgãos. Para nossos estudos, consideraremos: testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis. Alguns desses órgãos se localizam no interior da cavidade abdominal, próximos à bexiga e ao intestino, enquanto outros são externos, caso dos testículos e epidídimos, que se situam no escroto, uma bolsa de pele que os abriga e mantém com temperatura entre 1 ºC e 3 ºC a menos do que se estivessem no interior do abdômen. Quando está frio, o escroto se contrai e quando está calor ele fica mais relaxado, sempre buscando manter os testículos à temperatura ideal, para que os espermatozoides se formem em grande número e com quantidade.

Figura ilustrando o interior dos testículos
Os testículos  
  
     São órgãos com formato ovoide, medindo 5 cm X 3 cm, aproximadamente, que contém em seu interior grande quantidade de tubos sinuosos muito finos, quase capilares, onde são produzidos os espermatozoides.
     Em cada testículo há cerca de 900 desses tubos, cada um deles medindo em torno de 75 cm de comprimento.
     Estranho, não é?
     Como os testículos poderiam abrigar estruturas com 75 cm de comprimento?
     Isso é possível porque os túbulos seminíferos são muito enrolados.
     Além de produzir os espermatozoides, os testículos sintetizam a testosterona, que é o hormônio sexual masculino.

Epidídimos  
     Sobre cada testículo há um epidídimo, cada qual com 2 cm de comprimento, aproximadamente. Eles são formados por um longo e sinuoso canal que chega a ter 6 metros de comprimento. Os espermatozoides jovens formados nos túbulos seminíferos percorrem o epidídimo e, durante essa longa trajetória, vão amadurecendo até serem capazes de fecundar um óvulo. Os epidídimos armazenam espermatozoides.

Canais deferentes  
     São dois canais que saem dos testículos e que também ajudam a armazenar espermatozoides. Medem cerca de 30 cm de comprimento e possuem músculos lisos em suas paredes. Essa musculatura atua no mecanismo da ejaculação, pois, ao se contrair, empurra o esperma adiante.

Vesículas seminais e próstata  
     As vesículas seminais produzem o líquido seminal, e a próstata, o líquido prostático. Esses dois fluidos se reúnem no momento da ejaculação e, junto com os espermatozoides, compõem o sêmen.

Pênis   
     É o órgão sexual masculino, com capacidade erétil, responsável por colocar o sêmen no interior do organismo feminino.
     Internamente, o pênis é formado por três cilindros de um tecido que parece uma esponja, os corpos cavernosos e o corpo esponjoso, com capacidade de encher e esvaziar de sangue, e assim aumentar o tamanho do pênis deixando-o ereto.
     Na extremidade do pênis há uma região bastante sensível, a glande, que fica envolta por uma prega de pele, o prepúcio.

O sistema genital feminino
  
     O sistema genital feminino é formado essencialmente por vulva, vagina, útero, tubas uterinas e ovários.

Vulva    
     É composta de estruturas que ficam na parte externa do sistema genital feminino. Delimitada por duas pregas denominadas grandes lábios, a vulva apresenta outras duas pregas menores, os pequenos lábios, que circundam a abertura da vagina e da uretra. Um pouco acima da abertura da uretra está o clitóris, região formada por tecido erétil que, assim como o pênis, se enche de sangue e aumenta seu volume quando há estimulo sexual.

Vagina

     É o canal muscular que une a genitália externa ao útero.
     Na abertura da vagina existe uma fina membrana elástica, o hímen, que geralmente é perfurado no centro para permitir a passagem da menstruação. O hímen, em geral, é rompido na primeira relação sexual; por isso é considerado símbolo da virgindade física.

Útero  
     É um órgão oco com formato de “pera” invertida que fica situado entre a bexiga urinaria e o reto (intestino). A extremidade inferior e mais estreita do útero é a cérvix (colo), que se abre na vagina.
     As paredes uterinas são formadas por 3 camadas: uma membrana externa, uma camada média muscular, denominada miométrio;  e uma membrana interna, o endométrio,  muito importante durante a gravidez.
     O miométrio é composto por uma espessa camada de musculatura lisa, que dá ao útero uma impressionante elasticidade e grande capacidade de contração.

Tubas uterinas  

     Presas à parte superior do útero estão as tubas uterinas, finos canais ocos que medem cerca de 10 cm de comprimento e que vão se dilatando à medida que se afastem do útero. Junto aos ovários, elas apresentam o aspecto de um funil com franjas.
     As tubas possuem musculatura lisa em suas paredes, o que dá a elas movimento de contração e relaxamento que impulsionam o ovócito e a célula-ovo em direção ao útero.

Ovário




     Arredondados, medindo 3 cm de comprimento X 2 cm de largura X 1,5 cm de espessura, os ovários abrigam em seu interior as células que irão dar origem às células reprodutoras femininas. Além disso, eles produzem progesterona e estrogênio, hormônios que têm importante papel no controle do ciclo menstrual e durante a gravidez.

Fonte: Livro Ciências no século XXI - Corpo humano - 8º ano - Iris Stern - Ed. Atual

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões