Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 3 de abril de 2016

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 7º ANO - I UNIDADE - 2016


ASSUNTO: REINO DOS SERES VIVOS
     No reino Animalia, o filo dos artrópodes é o mais diversificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão de espécies catalogadas, das quais cerca de 900 mil são só de insetos. Entre as características estruturais que garantiram a conquista e a adaptação dos insetos ao meio ambiente terrestre, destaca-se a presença de exoesqueleto quitinoso e impermeabilizante, que favorece a economia de água.
      ATENÇÃO: a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e os outros  animais é o reino, isto é, reino dos animais.
ASSUNTO: REINO DOS MONERAS ( BACTÉRIAS )
     A gonorreia e a sífilis são doenças causadas por bactérias cuja transmissão se dá principalmente por via sexual.
     Algumas doenças não possuem vacina para prevenir seu contágio, como é o caso da sífilis, gonorreia e cólera. Podemos reduzir o risco de adquiri-las usando camisinha (caso das DST ‘s sífilis e gonorreia ) e lavando muito bem os alimentos e fervendo a água ( no caso do cólera ).

     Células procariontes são células que não apresentam organização celular, isto é, não têm núcleo. Ex: as bactérias e cianofíceas.

     Há no planeta milhões de seres vivos. Embora diferentes, os seres vivos compartilham muitas características. Se vistos por esse lado, um cavalo e uma bactéria são semelhantes, ou seja, ambos se reproduzem e são formados por células.

     Não esqueça, AS BACTÉRIAS SÃO CÉLULAS PROCARIONTES PORQUE NÃO TÊM NÚCLEO, MAS APRESENTAM DNA.

     Se você acha que as bactérias só causam doenças está enganado, elas também trazem vários benefícios ao homem. Algumas delas são usadas na indústria de laticínios, como é o caso dos Lactobacillus e Streptococcus.

     Contudo, certas bactérias podem causar doenças como tétano, tuberculose, meningite e outras. Essas doenças podem ser combatidas com ANTIBIÓTICOS.

     As bactérias pertencem ao REINO MONERA, os seres vivos que pertencem a esse reino são PROCARIONTES, UNICELULARES, AUTÓTROFOS E MICROSCÓPICOS.

     A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características possuem material genético disperso pelo citoplasma.
     A figura abaixo mostra um microscópio óptico comum. Ocular e objetiva são as partes responsáveis pela ampliação das imagens.
 

ASSUNTO: PROTOZOÁRIOS

     Vamos caracterizar o reino Protista e o filo dos Protozoários. Os protistas são seres de estrutura celular eucarionte, incluindo organismos uni e pluricelulares. Fazem parte do grupo as algas microscópicas (exceto as algas azuis).

     Os protozoários são organismos unicelulares e heterótrofos, muitos vivem isolados, outros são coloniais, podem ser de vida livre ou parasitas.

     A malária é uma patologia causada por um protozoário, o Plasmodium. É comum os acessos de febre que surge quando há o rompimento das hemácias, no interior das quais o parasita se multiplica, e o lançamento destes na corrente sanguínea.

     Observe o esquema de uma célula a seguir.

 
    Esta é uma célula vegetal porque apresenta PAREDE CELULAR, GRANDE VACÚOLO E CLOROPLASTO, estruturas exclusivas de uma célula vegetal.

     Esta é uma célula eucarionte pois, como podemos ver, ela apresenta um núcleo.

     Se você quisesse ter feito este desenho observando-a a olho nu, não ia conseguir porque as células são microscópicas e só é possível vê-las com ajuda de um microscópio.

E não esqueça: “ TODO SER VIVO SE ORIGINA POR REPRODUÇÃO DE OUTRO SER VIVO DA MESMA ESPÉCIE “. É o que afirma a teoria da BIOGÊNESE. 
     A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico (caso seja picado por uma cobra) e antibiótico (caso entre em contato com a Leptospira sp).
     Os fungos são seres vivos bastante diversificados quanto à sua organização e aos seus relacionamentos com outros seres. A respeito deles é importante saber: A maioria apresenta tanto reprodução sexuada como assexuada; Nas relações com outros seres vivos, nunca exercem o papel de produtor.
     Gripe aviária, febre maculosa e dengue são algumas doenças que têm preocupado o homem ultimamente. A respeito delas é correto afirmar que apenas uma é transmitida por ácaro.
     Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso de soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação. Considerando essas informações, o soro deve ser usado quando uma criança for picada por uma cobra peçonhenta.
    





2 comentários:

Unknown disse...

Obg me ajudou a estudar para prova só falta tirar boa nota

Unknown disse...

Estou procurando por átomos, para a minha neta que está no 8° ano

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões