Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 31 de maio de 2014

AS DOENÇAS CAUSADAS PELA ÁGUA CONTAMINADA

ÁGUA E SAÚDE
     Na década de 1920-1930, o Instituto de Higiene de São Paulo alertava para os perigos que o consumo de água contaminada poderia trazer à saúde.
   A descoberta de que muitas doenças podiam ser transmitidas pela água era relativamente recente, e redes de distribuição de água tratada quase não existiam. Naquela época, o mais comum era o uso da água de fontes ou de poços.
     O censo de 2000 revelou que dos 5391 municípios brasileiros, 116 ainda não eram abastecidos por água tratada; portanto, nesses locais a transmissão de doenças causadas pela água é bem maior do que nos municípios onde as pessoas consomem água tratada.

DOENÇAS RELACIONADAS À ÁGUA
     Água e doenças se relacionam de diversas formas. Há doenças que são transmitidas pela água contaminada por micróbios e há aquelas que são transmitidas ou causadas por organismos que têm uma parte de seu ciclo de vida na água.
     A forma mais comum de contaminação da água ocorre pela mistura com esgoto, que pode acontecer de duas formas: acidentalmente, em consequência de enchentes e enxurradas, por exemplo, ou propositalmente, quando os esgotos de casas e indústrias são lançados diretamente em rios, lagos ou no mar. Esse é um problema bastante comum nas cidades.
     Beber ou preparar alimentos com água contaminada pode ser a causa de doenças como: FEBRE TIFOIDE, DISENTERIA, CÓLERA, HEPATITE A e E, AMEBÍASE, ASCARIDÍASE.

Febre tifoide
     É doença grave, provocada por uma bactéria, a Salmonella typhi, que pode ser encontrada em águas contaminadas por fezes. A infecção causa febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e complicações intestinais que podem levar à morte. Surtos de febre tifoide podem acontecer logo após chuvas torrenciais e enchentes, devido à contaminação dos reservatórios de água na região.

Disenteria
     O termo disenteria se refere a problemas intestinais que levam ao aparecimento de cólicas e diarreias. As causas são diversas, principalmente a contaminação por bactérias do gênero Shigella.  A infecção por Shigella causa febre, dor no abdômen, náusea, vomito, dor de cabeça.

Cólera
     Causada por uma bactéria com forma de vírgula, o  Vibrio cholerae, produz diarreia intensa, com grande perda de água e consequente desidratação, que, se não controlada, pode levar à morte.

Hepatite (A e E)
     As formas de hepatite A e E são causadas por vírus que afetam o funcionamento do fígado e provocam mal-estar, dores pelo corpo, pele amarela, urina escura e fezes claras.

Amebíase
     É causada por um protozoário, a Entamoeba histolystica, uma espécie de ameba que se multiplica no intestino grosso e provoca dores abdominais e diarreia.

Ascaridíase
     Causada por um verme cilíndrico, também conhecido como lombriga, o Ascaris lumbricoides se instala no intestino e “rouba” parte do alimento ingerido, podendo causar dor abdominal e náuseas. Quando o número de vermes é muito grande, eles enovelam e podem bloquear o intestino, situação que causa dor intensa e exige atendimento médico de emergência.


Ascaris lumbricoides

     Algumas doenças são transmitidas pelo simples contato da pele com a água contaminada por organismos que conseguem atravessá-la.
Esquistossomose
     É causada por um verme, o Shistosoma mansoni, que tem um ciclo de vida complexo. Em um dos seus estágios, quando o verme é chamado de cercária, ele é microscópico e consegue atravessar a pele humana. A contaminação pelo Shistosoma acontece quando a pessoa entra em contato com águas contaminadas pelas microscópicas cercárias. A esquistossomose também é conhecida como a “doença do caramujo”, pois uma das etapas do ciclo se desenvolve dentro dele.

Reação inicial à penetração de várias larvas na pele do braço. Por cada marca entrou uma larva do Shistosoma mansoni. 
Leptospirose
     É causada por bactérias do gênero  Leptospira, que contaminam a água da urina de animais, como os ratos, quando infectados. As bactérias atravessam a pele das pessoas; assim, a permanência durante longo tempo em água contaminada facilita a entrada das bactérias, mesma que a pele esteja íntegra. A doença manifesta sintomas parecidos com os da gripe e causa intensa dor nas panturrilhas. Em casos raros pode provocar a parada dos rins e levar à morte.

 A água e os mosquitos
     Algumas doenças são transmitidas por insetos que têm estágios de seu desenvolvimento na água. É o caso da dengue, da malária e da febre amarela, que são transmitidas por mosquitos.
     Antes de conhecer as doenças, vamos ver o processo de desenvolvimento de um mosquito. Observe a ilustração a seguir. Os ovos são postos na água e deles, 2 ou 3 dias depois, saem as larvas que, durante 5 a 10 dias sofrem transformações até chegarem ao estágio de pupas. Cerca de dois dias depois, de cada pupa eclode um mosquito adulto.



A dengue e a febre amarela   
     A dengue e a febre amarela são causadas por vírus específicos e transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti  (lê-se “edis egipt”).
     As fêmeas colocam seus ovos nas paredes de depósitos de água parada e limpa, como pneus, vasos, latas, vidros e outros.
     Quando chove, o nível de água sobe e alcança os ovos. Em meia hora, eles rompem e liberam o primeiro estágio da larva. Em 5 ou 7 dias um novo mosquito adulto terá se formado. O mosquito pica uma pessoa doente, fica infectado e passa o vírus para a próxima pessoa.
     A dengue causa febre alta, dor de cabeça, muita dor no corpo (os antigos a chamavam de “febre quebra-ossos”), podem aparecer manchas vermelhas na pele e coceira. Não há transmissão da doença pelo contato direto com a pessoa doente, pela água ou por alimentos e objetos.
     No caso de suspeitas de dengue é importante saber que grande número de medicamentos pode ter efeitos colaterais e alguns podem até agravar a doença. É essencial a procura por atendimento especializado em postos de saúde para orientar o tratamento e acompanhar a evolução da doença, pois, em casos raros, a dengue na forma hemorrágica pode levar à morte.
     A febre amarela não ocorre em áreas urbanas no Brasil desde 1942. A transmissão silvestre, em áreas de cerrado ou de florestas, acontece quando os mosquitos transmissores do vírus entre macacos, acidentalmente os transmitem ao homem. Por esse motivo, é necessário tomar a vacina contra a febre amarela em caso de viagem a regiões do país onde a doença ainda existe na sua forma silvestre.
     A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida por mosquitos Anopheles.

Como evitar as doenças relacionadas à água
     Como você viu, há muitas maneiras de a água estar relacionada às doenças. Sendo assim, há diferentes formar de tentar reduzir o aparecimento dessas doenças.
     Obras de saneamento básico, como tratamento da água e instalação de rede de esgoto dependem do governo, porém, há ações que nós, cidadãos, podemos realizar para diminuir as doenças relacionadas à água.
     Há diversas atitudes que podemos tomar de modo a diminuir a ocorrência de doenças relacionadas à água. Dentre elas, vamos dar especial atenção ao controle de pontos de multiplicação do mosquito transmissor da dengue.
     Impedir que a água fique acumulada em latas, vidros, vasos de plantas ou pneus velhos é uma ação que depende de cada um de nós. Basta percorrer o quintal e retirar tudo aquilo que possa servir como depósito para a água da chuva. Assim, a população de mosquitos diminui e o risco da transmissão da dengue é reduzida.  

fonte: Livro Ciências no século XXI - Astronomia, água, ar e solo. - Iris Stern - 6º ano - Editora Atual.

      


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões