Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS -II UNIDADE - 7º ANO - 2014





ASSUNTO - ANFÍBIOS
     Os anfíbios, rãs, pererecas, sapos... na fase de girinos (larvas) têm respiração branquial (respiram por brânquias). Já na fase adulta, respiram pela pele (cutânea) e pelos pulmões (pulmonar).
     Na fase adulta, sapos, rãs e pererecas são anfíbios desprovidos de calda. Por essa característica, são classificados na ordem dos ANUROS.
     Salamandras e tritões são anfíbios que possuem calda na fase adulta. Por causa dessa característica, são classificados na ordem dos URUDELOS.
     As cobras-cegas são anfíbios que não têm patas e cujo corpo é comprido e cilíndrico. Devido a essa característica são classificados na ordem dos ÁPODES.
     Anfíbios como os sapos e as rãs têm fecundação externa e seus ovos não possuem casca. O desenvolvimento desses animais é indireto e suas larvas são chamadas de GIRINOS.
     Os anfíbios e os répteis vivem em uma faixa equatorial e temperada do planeta enquanto as aves atingem os pólos. Isso porque os anfíbios e repteis são HETEROTÉRMICOS, ou seja, acompanham a temperatura do ambiente. Se estiver frio o animal fica gelado, se o lugar é quente ele fica quente. Já as aves são HOMEOTÉRMICAS, isto é, conseguem reter calor dentro do corpo, assim não importa se o ambiente está quente ou frio ele vai estar com a mesma temperatura.
     Os anfíbios descendem de peixes muito antigos que puderam se locomover fora da água graças às nadadeiras carnosas e com ossos, como as do celacanto. Esses peixes respiravam por pulmões, pois acreditam-se que os anfíbios são a evolução desse peixe.
     Dos vertebrados que estudamos, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, apenas os anfíbios possuem o maior número de formas de respirar. Eles respiram de três tipos: POR BRÂNQUIAS (quando são girinos), CUTÂNEA (pela pele) e POR PULMÕES.
     Ao contrário dos anfíbios, os répteis não respiram mais pela pele. Podemos demonstrar esse fato porque a pele dos répteis são grossas e secas. Os répteis substituíram a respiração cutânea pela respiração pulmonar.

ASSUNTO – PEIXES E AVES
     Os peixes apresentam, em geral, corpo com formato hidrodinâmico, recoberto por escamas lisas e pele produtora de muco. São características que favorecem a SUA LOCOMOÇÃO NA ÁGUA.
     A temperatura dos peixes varia de acordo com a temperatura do ambiente. Logo, eles são classificados como animais PECILOTÉRMICOS OU HETEROTÉRMICOS.
     Observando o esqueleto das aves, vemos que o osso esterno tem uma quilha ou carena (aves carinatas), porém todas as aves, mesmo as ratitas (sem carena), possuem esterno. É por causa da carena que as aves voam. As aves que não apresentam a carena não conseguem voar.

     Vejamos as definições.
MAMÍFEROS – animais que mamam quando pequenos; sua pele é geralmente recoberta por pelos.
AVES – animais que tem o corpo coberto de penas; possuem asas e, em geral, voam.
RÉPTEIS – animais de pele seca e praticamente impermeável, cujo corpo pode ser recoberto de escamas, placas duras e carapaças.
PEIXES – animais que vivem em ambientes aquáticos. Usam nadadeiras para se locomover e, em geral, sua pele é recoberta de escamas.
ANFÍBIOS – animais que, em geral, vivem em ambientes terrestres, úmidos e sombreados; sua pele é lisa e úmida.
   

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões