Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 6º ANO - II UNIDADE 2014


      Se, de uma hora para outra, faltasse CO2 (GÁS CARBÔNICO) no planeta as plantas iriam morrer porque não iam conseguir sintetizar a fotossíntese e os seres humanos também iam desaparecer porque a terra ia esfriar e voltar à era do gelo.
     Os vegetais e as algas podem ser importantes para a redução do aquecimento global por serem importantes na absorção do gás carbônico.
     Uma pessoa tem geladeira com freezer superior. Ao abrir a porta do freezer, momentos depois sente que seus pés descalços se resfriam. Isso acontece porque o ar frio é muito denso então desce.
     Se um astronauta colocasse um barômetro na Lua, astro sem atmosfera, ele marcaria 0 (zero), pois sem atmosfera não há pressão.
     O que faz variar a medida da pressão atmosférica é a altitude, isto é, quanto mais subimos menor é a pressão e vice-versa.

     Veja o nome das camadas da atmosfera e as distancias delas em relação à Terra.
TROPOSFERA (15 km), ESTRATOSFERA (50 km), MESOSFERA (80 km), IONOSFERA (600 km).

     Aprenda as dicas.
OXIGÊNIO (O2) – nome do gás indispensável à respiração dos seres vivos.
 GÁS CARBÔNICO (CO2) – nome do gás da troposfera utilizado como matéria prima na fotossíntese.
EFEITO ESTUFA – nome do efeito que pode ser intensificado com o aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

     A tuberculose é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é causada por uma bactéria e pode ser transmitida às pessoas até pelo ar contaminado.
     Os pulmões são os órgãos humanos em que normalmente essa bactéria se instala e pode ser combatida com uma vacina chamada BCG.



Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões