Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS – 7º ANO – ll UNIDADE






     Os aracnídeos são artrópodes que apresentam o corpo dividido em CEFALOTÓRAX e possuem OITO PATAS. Ex: CARRAPATO, ESCORPIÃO, ARANHA e outros.

     Se cobríssemos toda a pele de um sapo com vaselina ou cera ele simplesmente morria sem poder respirar, pois sabemos que os anfíbios respiram pelos pulmões mas também pela pele.

     Na natureza existem fêmeas OVULÍPARAS, OVÍPARAS E VIVÍPARAS.

OVULÍPARAS – são aquelas fêmeas que põem seus ovos dentro da água e o macho joga em seguida seus espermatozoides. Ex: os anfíbios.

OVÍPARAS – são as fêmeas que põem seus ovos  e logo após são chocados fora do corpo da mãe. Ex. aves, répteis e alguns peixes.

VIVÍPAROS – são as fêmeas cujos filhotes nascem de uma placenta. Ex: os mamíferos.


     Os ovos com casca fizeram com que os répteis não dependessem mais da água para sua reprodução porque a casca protege o embrião contra a desidratação.

     Essas são as classes dos animais que pertencem ao filo dos artrópodes.INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES.
     Os animais que pertencem ao filo dos artrópodes possuem o corpo seguimentado e patas articuladas.

     As características dos insetos são: CORPO DIVIDIDO EM 3 PARTES (CABEÇA, TÓRAX E ABDÔMEN) E APRESENTAM 6 PATAS.

     O MARISCO E AS LULAS pertencem ao filo dos MOLUSCOS, mas o marisco faz parte da CLASSE DOS BIVALVES e as lulas da CLASSE DOS CEFALÓPODES.

     A Tenia soliun é causada por um verme platelminto e é transmitida por ingestão de carne de porco contaminada.

     Em determinadas situações, polvos e lulas podem esguichar uma tinta escura na água, deixando-a turva. Esse comportamento está associado com a DEFESA DESSES ANIMAIS.

     Já as minhocas pertencem ao filo dos anelídeos e as características principais desse filo são que os animais apresentam o corpo em forma de anéis e pele úmida.

     

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões