Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – II UNIDADE



OS GASES DA ATMOSFERA

     Nitrogênio ( N2 ), Oxigênio ( O2 ), Gás Carbônico ( CO2 ), Hidrogênio ( H2 ), Criptônio (Cp ), Argônio ( Ar ), Neônio ( Ne ), Xenônio (Xe), Hélio (He), Ozônio (O3) são os principais gases presentes na atmosfera atual.

     Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, é comum as árvores perderem suas folhagens em certa época do ano. Depois de vários estudos, cientistas chegaram a conclusão que a queda das folhas das árvores era devido a poluição causada pelas fabricas naquela região que lançava fumaça na atmosfera e essa fumaça se misturava com as águas das chuvas provocando um fenômeno conhecido como CHUVA ÁCIDA.

     Médicos de uma cidade observaram um aumento no número de casos de câncer de pele nas pessoas. A doença tem relação com o maior índice de radiação ultravioleta que atinge a superfície terrestre. O fenômeno que deve ser o mais diretamente responsável pelo aumento do número de doentes com câncer de pele é A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO.

     Veja as dicas:
- OXIGÊNIO – necessário na respiração dos seres vivos.
- NITROGÊNIO – principal componente das proteínas dos seres vivos.
- GÁS CARBÔNICO – importante para o efeito estufa.

     Um pastor na América do Sul, em uma região próxima ao pólo, notou que suas ovelhas apresentavam problemas oculares. Esses problemas estavam relacionados com radiações solares perigosas para os seres vivos.
     Os problemas oculares do rebanho podem estar relacionados com a destruição da camada de ozônio, pois devido diminuição da camada de ozônio os raios ultravioletas ( UVA e UVB ), podem estar causando uma doença chamada CATARATA.

     As freqüentes queimadas, a poluição causada pelas chaminés de fabricas e a emissão de gases tóxicos lançados pelos veículos nas grandes cidades são os fatores considerados pela maior parte dos cientistas como o principal agente causador da intensificação do efeito estufa.
     Estudos mostraram que a intensificação do efeito estufa poderá, teoricamente, provocar alterações no nível dos oceanos. Isso pode acontecer porque a temperatura do planeta aumentando, as geleiras dos Pólos Norte e Sul irão derreter aumentando assim o nível das águas dos oceanos.

     Nos últimos anos têm-se realizado numerosas reuniões internacionais, onde são discutidas maneiras de reduzir as emissões de gases para diminuir o aquecimento global.  O principal gás cuja emissão deve ser reduzida é o GÁS CARBÔNICO (CO2 ).

PROIBIDO ESQUECER.

TEMPO – fenômenos atmosféricos de uma determinada região que variam ao longo dos dias ou mesmo de uma hora para outra.
CLIMA – sucessão de tipos de tempo registrada em determinada região.
METEOROLOGIA – ciência que estuda as variações do temo e do clima.



    

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões