Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

terça-feira, 8 de abril de 2014

NOÇÕES BÁSICAS DE QUÍMICA = OS ÁCIDOS

A laranja tem ácido cítrico 


     Os ácidos podem ser definidos como substâncias capazes de ionizarem-se na presença de água, isso é, quando em contato com água, os ácidos formam um íon positivo H+ e um íon negativo.

PROPRIEDADES

     Os ácidos apresentam outras propriedades, entre elas:
·         Boa condutibilidade elétrica quando ionizados em água;
·         Mudança de cor quando são adicionados a determinados indicadores:
INDICADORES
COR PREDOMINANTE
COR QUANDO ADICIONADO A UM ÁCIDO
Fenolftaleína
Incolor
Incolor
Papel tornassol azul
Azul
Vermelho
Papel tornassol vermelho
Avermelhado
Vermelho
·         Sabor azedo: é o caso do vinagre (que contém ácido acético) e do limão (que apresenta ácido cítrico).

     Alguns ácidos são extremamente corrosivos. Entre eles destacamos o ácido clorídrico (HCl), o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). O poder de corrosão do ácido depende de suas propriedades moleculares, da quantidade de cátions H+ ionizados, da concentração do ácido em solução e da temperatura da solução.
     Os materiais mais corroídos por esses ácidos são os metais e os materiais carbonatados, como o mármore. Os ácidos também podem causar sérios danos aos órgãos do corpo.
     Alguns ácidos são considerados fracos, causando corrosão quando presentes em grande concentração. É o caso do ácido carbônico (H2CO3), e do ácido fluorídrico (HF). Não significa, contudo, que não sejam perigosos. O ácido sulfídrico (H2S), por exemplo, não é muito corrosivo, porém é tóxico quando aspirado em grande quantidade, podendo causar danos a diversos órgãos do corpo.

A FÓRMULA E O NOME DOS ÁCIDOS

     Podemos classificar os ácidos em hidrácidos e oxiádos.
     Os hidrácidos apresentam moléculas constituídas por hidrogênio e outro componente que não seja o oxigênio. Hidrácidos mais conhecidos: HCL – Ácido clorídrico; H2S – Ácido sulfídrico; HF – Ácido fluorídrico.
     A fórmula de um hidrácido apresenta duas partes: 1ª parte – HIDROGÊNIO; 2ª parte – OUTRO ELEMENTO.
     Geralmente o nome de um hidrácido termina em ÍDRICO. Ex: ácido iodídrico (HI), ácido bromídrico (HBr).
     Os oxiácidos apresentam moléculas constituídas por hidrogênio, oxigênio e outro elemento. Os oxíados mais conhecidos são: HNO3 – ácido nítrico; H2S04 – ácido sulfúrico; H3PO4 – ácido fosfórico.
     Geralmente o nome de um oxiácido é terminado em ICO. Ex: ácido clórico (HClO3), ácido brômico (H2BrO3).

A IMPOTÂNCIA DOS ÁCIDOS

     Os ácidos têm importância essencial nas nossas vidas. São encontrados na natureza misturados com outras substâncias e em muitos produtos fabricados pelo ser humano.
     As frutas cítricas, como a laranja e o limão, apresentam o ácido cítrico e o ácido ascórbico (vitamina C).
     O vinagre é uma mistura que pode ter em sua composição 4% de ácido acético. Os refrigerantes, de modo geral, possuem ácido carbônico e ácido fosfórico. Determinados analgésicos que combatem dor de cabeça apresentam o ácido acetilsalicílico. Em baterias de automóveis é possível encontrar o ácido sulfúrico.  O ácido clorídrico é usado para limpar azulejos e pisos, recebendo o nome comercial de “ácido muriático”. O ácido nítrico pode ser utilizado na fabricação de fertilizantes e explosivos.

OS ÁCIDOS NO CORPO HUMANO

O ESTÔMAGO

     Nosso estômago é revestido internamente pela chamada mucosa gástrica, formadas por células capazes de secretar 3 litros de suco gástrico  por dia. O suco gástrico é formado por enzimas digestivas e ácido clorídrico (HCl). Tal ácido age como forte bactericida e é fundamental para que as enzimas estomacais sejam ativadas e cumpram seu papel digestivo. Em condições normais, a mucosa gástrica produz um muco que protege as próprias células da ação corrosiva do ácido clorídrico.
     Contudo, em situações em que ocorre produção excessiva de ácido (provocada por diversos fatores como estresse, álcool, fumo, utilização inadequada de remédios e ação de certas bactérias), a mucosa estomacal não resiste, ficando irritada, o que ocasiona inflamação – gastrite – ou mesmo até ferida – úlcera.
     Uma vida mais equilibrada, uma alimentação saudável e disciplinada e o não consumo de cigarros e álcool são as formas mais inteligentes de manter o estômago funcionando perfeitamente.

O ÁCIDO LÁTICO NOS MÚSCULOS

    Durante um exercício muscular intenso, o ritmo respiratório aumenta, mas, mesmo assim, a quantidade de oxigênio que inspiramos é insuficiente para, oxidando a glicose, fornecer a energia necessária para manter a atividade por muito tempo. No entanto, os músculos são dotados de um mecanismo que garante a continuação do esforço mesmo na ausência do gás oxigênio: a glicose decompõe-se, produzindo o ácido lático e liberando energia, que é utilizada pelos músculos para se contraírem.
     Quanto mais intensa e prolongada for a atividade muscular, mais ácido lático se acumulara no músculo. Esse processo tem, entretanto, um limite. A quantidade de ácido lático no músculo em repouso é 0,02%. Durante um exercício muito intenso, pode chegar a 0,25%; acima dessa concentração, o músculo se fadiga e fica incapaz de continuar a se contrair.
     A fadiga muscular nada mais é do que um acúmulo de ácido lático.  
    
FONTE: Livro do 9º ano de Química e Física – Ciências Novo Pensar, Edição Renovada – Demétrio Gowdak e Eduardo Martins – Ed. FTD.





Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões