Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS - II UNIDADE - 8º ANO - 2014



ASSUNTO: ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
     Uma pessoa portadora de necessidades especiais que apresenta deficiência no sentido da visão pode usar o tato para ler e reconhecer objetos no ambiente. Os estímulos são captados PELA PELE E SÃO CONDUZIDOS POR NERVOS SENSORIAIS E  INTERPRETADOS NO CÉREBRO.

     Uma pessoa muito resfriada ou gripada diz não sentir cheiros, sabores, nem ouvir direito isso acontece porque suas cavidades nasais estão cheia de mucos e secreções, se estendendo até a cavidade auditiva.

     Aprenda com as dicas.
TATO – responsável pela percepção de texturas e formas.
OLFATO – responsável pela percepção de odores (cheiro).
GUSTAÇÃO – responsável pela percepção de sabores.
AUDIÇÃO – responsável pela percepção de sons.
VISÃO – responsável pela percepção de cores.

     Louis Braille, foi um professor de Francês que, cego desde 3 anos de idade, criou a escrita para cegos. Esse método é conhecido como Braille e funciona da seguinte forma: em um livro ou caderno especial com vários pontinhos, o deficiente visual passa os dedos e consegue ler o que está escrito. Ele usa o sentido do tato, portanto.
     Uma pessoa ouve bem, mas reclama que tem dificuldades para manter o equilíbrio quando fica em pé. Ela pode estar com LABIRINTITE, é um problema na cóclea, estrutura que faz parte do sistema auditivo.

ASSUNTO: SISTEMA ÓSSEO E FRATURAS.
     Duas pessoas chegaram ao posto medico. A primeira havia levado uma queda na rua. Seu braço ficou inchado e com hematomas, a dor era intensa e piorava quando o paciente tentava mover o ombro. A segunda pessoa escorregou batendo a cabeça e desmaiado em seguida.
     Um médico de plantão atendeu os dois pacientes e deu os possíveis diagnósticos: o primeiro paciente sofreu uma FRATURA e o segundo TRAUMATISMO CRANIANO.
     A mandíbula é o único osso móvel da cabeça. É importante esse osso ter mobilidade porque assim podemos falar e triturar os alimentos em movimentos mastigatórios.
     As articulações entre ossos do crânio são todas imóveis. A vantagem que o corpo leva com isso é bem clara, esses ossos soldados (colados) vão formar a caixa craniana que vai proteger o encéfalo.

 ASSUNTO: SISTEMA CARDIOVASCULAR
Proibido esquecer:
SÍSTOLE – nome dado à contração da musculatura cardíaca.
DIÁSTOLE – nome dado ao relaxamento ou dilatação da musculatura cardíaca.
ARTÉRIAS – nome genérico dos vasos que transportam sangue do coração para os diversos  órgãos ou tecidos do corpo.
PERICÁRDIO – nome da membrana que reveste externamente o coração.
TAQUICARDIA – ritmo cardíaco aumentado.
BRADICARDIA – ritmo cardíaco diminuído.
HIPERTENSÃO – pressão arterial acima do normal.

     Você conhece a aterosclerose e o infarto do miocárdio? São patologias que atacam o coração. A aterosclerose se caracteriza pela perda da elasticidade das artérias que irrigam o coração de sangue, já o infarto do miocárdio é a necrose (morte) do miocárdio, músculo do coração. Ambas são causadas pelo hábito de fumar.

ASSUNTO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
     PNEUMONIA, RESFRIADO, GRIPE, ENFISEMA PULMONAR, TUBERCULOSE são algumas moléstias (doenças) que atacam o sistema respiratório.

 *Estudar o desenho esquemático do SISTEMA URINÁRIO HUMANO. *



Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões