Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO - II UNIDADE - 2016

      Os fungos são importantes para os seres humanos participam, como decompositores, da reposição de substâncias ao ambiente. Vários deles são comestíveis (por exemplo, o champignon, a morchella e a trufa), além do lêvedo, que induz o crescimento da massa de pão. Vários são usados na fabricação de alimentos, como o queijo gorgonzola. O champignon, o shitake, o shimeji e outras espécies utilizadas na fabricação de fermentos biológicos.
     Veja as imagens abaixo.
     As imagens têm em comum a presença de fungos.
      O que será que aconteceu com os alimentos da imagem? Eles emboloraram pela ação dos fungos.  E não devemos mais comê-los. Os fungos são o grupo de microrganismos responsáveis pelo apodrecimento dos alimentos da foto acima. Os cogumelos e as leveduras são exemplos de organismos que fazem parte deste grupo.
     Os alimentos se estragam por causa da ação de microrganismos como fungos e bactérias. Eles fazem isso porque é pela decomposição dos alimentos que eles conseguem obter o que precisam para se alimentar e reproduzir.
     Existem fungos microscópicos e fungos macroscópicos cuja estrutura é formada por filamentos.
      Os fungos participam na fabricação de muitos produtos consumidos pelos seres humanos. Ex: Iogurtes, queijos, pães, vinhos, cervejas, leite fermentado.
     O reino dos fungos apresentam as seguintes características: podem ser uni ou pluricelulares, heterótrofos e suas células são eucariontes. Cogumelos e bolor são fungos.
     Os fungos são importantes para os ecossistemas porque são organismos decompositores que auxiliam na “limpeza” do ambiente e também têm papel fundamental no ciclo de nutrientes na natureza.
     Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia dos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
     veja as dicas
 Veja as dica
·         As bactérias participam na fabricação de queijo, coalhada e iogurte.
·         Alguns protozoários podem provocar doenças nos seres humanos, como a doença de Chagas e a malária.
·         Os vírus não possuem estrutura para se reproduzir, por isso utilizam a célula de um ser vivo para a reprodução.
·         Alguns fungos podem ser observados a olho nu; vivem em ambientes úmidos.

     Com relação às algas podemos afirmar:
·         I. As euglenas são algas unicelulares dotadas de um filamento, o flagelo, que auxilia na locomoção.
·         II. As carapaças das bacilariofíceas acumulam-se no fundo oceânico formando grandes depósitos de sílica, e são usadas como material abrasivo e de construção.
·         III. É provável que as plantas terrestres tenham se originado de algas semelhantes às clorofíceas.
·         IV. Várias das maiores algas conhecidas, como os sargaços, pertencem às feofíceas
·         V. O ágar é uma substância gelatinosa extraída de algas rodofíceas.
O cloroplasto é uma estrutura exclusiva das células vegetais e de algumas algas. O cloroplasto contém em seu interior uma substância denominada clorofila, que, na presença da luz solar, permite a realização da fotossíntese.
     Dizemos que um ser vivo é um microrganismo quando esse ser vivo só pode ser visto com a ajuda de um microscópio.
     Há vários anos as marés vermelhas, formadas por algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas. Esse fenômeno é causado pela multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devido à eutrofização do ambiente.
      Os protozoários são divididos em grupos de acordo com a forma de locomoção. Por exemplo: flagelados utilizam o movimento dos flagelos para se deslocar; ciliados se movimentam por meio do batimento ciliar, os sarcodíneos protozoários como as amebas, locomovem-se por meio de pseudópodes ou “pés falsos”.
     O esquema abaixo mostra as etapas de um fenômeno conhecido como fagocitose.



      É por meio da fagocitose que os protozoários sarcodíneos se alimentam. As partículas de alimento são envolvidas por pseudópodes e levadas para dentro de suas células.



    







    

    



Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões