Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 8 de maio de 2016

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO - II UNIDADE - 2016


     Veja a molécula de glicose C6 H12 O6. Carbono (C), Hidrogênio (H), e Oxigênio (O) são os elementos químicos que compõem esta molécula.

     Você sabe o que é um elemento químico? E uma substância química?
ELEMENTO QUÍMICO – são os vários tipos de átomos.
SUBSTÂNCIA QUÍMICA – é uma combinação de um ou mais elementos químicos.

     SUBSTÂNCIA SIMPLES E COMPOSTA

     Substância simples é aquela formada por apenas um tipo de átomo. Ex: Gás Oxigênio (O2), Gás Hidrogênio (H2), Alumínio (Al), Ozônio (O3) e outros.

     Substância composta é aquela formada por mais de um tipo de átomo. Ex: Água (H2O), Gás Carbônico (CO2), Cloreto de Sódio (NaCl).  
   
     As propriedades físicas e químicas do ouro justificam a importância comercial histórica deste mineral. Dentre estas propriedades, relacionam-se as seguintes:

a)     Sua coloração e reluzente beleza, que o qualificam como um metal precioso (PROPRIEDADE FÍSICA).
b)     É relativamente fácil de ser moldado mecanicamente para compor objetos artísticos (PROPRIEDADE FÍSICA).
c)     Não é oxidado ao ar e não é facilmente solúvel em solventes comuns (PROPRIEDADE QUÍMICA).
d)     É cineticamente inerte em soluções alcalinas e em quase todas as soluções (PROPRIEDADE QUÍMICA).

     A densidade do ouro (Au), é 19,3 g/cm3 . Um anel que pesa 200g e tem volume de 10m3 pode ser de ouro também. Porque se você calcular a densidade do anel (D = m / v, ou seja, D = 200 dividido 10 = 20 g/cm3 ), desse forma podemos concluir que a densidade do anel é bem próxima a densidade do ouro.

     Em um laboratório há um frasco com um liquido incolor e transparente, que não se sabe se é água do mar ou água destilada. Sabendo que não se pode experimentar o sabor de substancias desconhecidas, podemos ferver a água. Aos 100 ºC, a água entrava em ebulição e viraria vapor só sobrando o sal na água que é sólido.

     Veja o que significa:

Z – Número atômico.
A – Número de massa.
Zn- Símbolo do elemento químico Zinco.
COVALENTE – Compartilhamento de pares de elétrons.
METÁLICA – Cátions em posição fixa unidos por um conjunto de elétrons móveis.
IÔNICA – Atração elétrica entre íons com cargas de sinais contrários.

     Nos átomos, o núcleo e a eletrosfera se atraem porque possuem cargas com polaridades diferentes, isto é, no núcleo há prótons (cargas positivas) e nêutrons (cargas neutras) enquanto que na eletrosfera encontram-se os elétrons (cargas negativas).

     O volume da eletrosfera é maior que o volume do núcleo cerca 100 mil vezes, aproximadamente.  

     Quando os átomos apresentarem o mesmo número de prótons e elétrons, dizemos que ele está eletricamente neutro. Ex: o Carbono (C) apresenta 6 prótons e 6 elétrons, portanto eletricamente neutro.

     Não esqueça:  - {o numero atômico (Z) é igual ao numero de prótons (Z = p+).
                          -{ Para calcular a massa dos átomos que se encontram na tabela periódica, devemos somar os prótons com os nêutrons, ou seja, A = p + n.
                           Considerando a organização da tabela periódica, veja e aprenda.
      As filas horizontais são denominadas períodos e as filas verticais são denominadas família, as famílias reúnem os elementos de acordo com suas propriedades químicas e a  família 2 recebe o nome de Metais Alcalinos terrosos.
     As substâncias químicas constituem parte fundamental da nossa vida. A respiração, a alimentação, a ingestão de água ou outros líquidos e o tratamento com medicamentos são alguns exemplos de atividades essenciais que envolvem compostos químicos formados por átomos ou íons que se unem uns aos outros.
     Substância química é o nome dado ao conjunto de moléculas iguais ente si. A molécula  é a menor partícula que mantém as propriedades características das substâncias químicas. Elemento químico é o conjunto de átomos quimicamente iguais.
      Então veja o que se pode dizer dos átomos que se unem para formar as diversas moléculas:
·         No sal (NaCl) que costumamos adicionar aos nossos alimentos, a ligação química é iônica.
·          A molécula do gás oxigênio que inspiramos é composta de dois átomos que se unem através de ligação covalente sigmas.
·         A molécula de gás carbônico que expiramos apresenta duas ligações duplas.
·         A grande maioria dos medicamentos é constituída de substâncias orgânicas, nas quais o tipo mais comum de ligação química presente é covalente.
     Mas qual a diferença entre ligações covalentes e iônicas?
     Na ligação iônica, um dos átomos perde elétrons e forma um cátion enquanto o outro átomo ganha elétrons e forma um ânion. Na ligação covalente, há um compartilhamento de elétrons pelos átomos envolvidos.
       E por falar em ligações covalentes e iônicas observe as moléculas a seguir.
Ácido Clorídrico(ligação covalente); Ácido Sulfúrico (ligação covalente); Gás Hidrogênio (ligação covalente); Metano (ligação covalente); Iodeto de Potássio (ligação iônica); Sódio e cloro(ligação iônica); Iodo e Cálcio (ligação iônica); Potássio e Bromo (ligação iônica); Magnésio e Iodo (ligação iônica); Cobre e Estanho (ligação metálica).
        Em agosto de 1945, os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas no Japão. A bomba de hidrogênio que explodiram nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki é um exemplo de reação nuclear do tipo fusão nuclear.
     Quando a massa de nuvens de gás e poeira de uma nebulosa se adensa, a temperatura aumenta, atingindo milhões de graus Celsius. Então, átomos de hidrogênio se fundem, gerando gás hélio, com liberação de quantidades fantásticas de energia. A fornalha está acesa. Nasce uma estrela. A formação das estrelas também é um exemplo de reação por fusão nuclear.
     O HIDROGÊNIO foi preparado e identificado pelo cientista H. Cavendish em 1776. O cientista lhe deu o nome de “ar combustível”, pois, ao ser misturado com o ar, formava uma mistura explosiva. Em 1783, descobriu-se que ele era um elemento componente da água, surgindo dessa observação seu nome. Sua molécula é chamada de gás hidrogênio.
    O lixo radioativo ou nuclear é resultado da manipulação de materiais radioativos, utilizados hoje na agricultura, na indústria, na medicina, em pesquisas científicas, na produção de energia etc. Embora a radioatividade se reduza com o tempo, o processo de decaimento radioativo pode levar milhões de anos. O gráfico seguinte representa a taxa de decaimento radioativo do rádio-226, elemento químico que pertence à família dos metais alcalinos terrosos e que foi utilizado durante muito tempo na medicina.
          As informações fornecidas mostram que a amostra de rádio-266 diminui a sua quantidade pela metade a cada intervalo de 1 620 anos devido à desintegração radioativa.



Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões