Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 28 de maio de 2016

REVISÃO PARA A PROVA DO 7º ANO - II UNIDADE - 2016


     Certas espécies de pássaros comem frutos, mas cospem os caroços. Já outras espécies engolem o fruto inteiro, mas liberam seus caroços com as fezes. O fato de os pássaros eliminarem seus caroços, cuspindo-os ou nas fezes, ao se alimentarem dos frutos, favorece a dispersão das sementes dessa planta no ambiente.

     Os morcegos polinizadores, assim como pássaros e insetos têm importância apenas para as angiospermas, porque esses animais podem ser considerados agentes polinizadores dessas espécies vegetais.

     O pinheiro-do-paraná e a gralha-azul estão intimamente relacionados, pois as sementes dessa árvore servem de alimento para o pássaro. O desaparecimento de uma das duas espécies pode acarretar prejuízos para a outra, porque a gralha-azul come os pinhões, que são as sementes do vegetal, e, como seu hábito é enterrá-los em excesso muito são esquecidos, o que favorece a germinação e o crescimento de novas espécies do pinheiro-do-paraná.

     Um fruto maduro pode acelerar o processo de amadurecimento de outros frutos, porque ele libera o gás etileno que provoca o amadurecimento dos outros frutos que estavam próximos a ele.

     Se você riscar a casca de um mamão verde com uma faca, Os riscos facilitam a liberação do gás etileno, que acelera o amadurecimento do fruto.

     E por falar em vegetais, você saberia dizer o que são alimentos orgânicos? Alimentos orgânicos são cultivados sem a utilização de aditivos químicos, como hormônios e agrotóxicos.

     Os seres humanos são onívoros, pois além de comermos a carne de vários animais também nos alimentamos das raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes dos vegetais.

     Proibido esquecer.
·         O caule - Sustenta as folhas, flores e sementes e distribui a água e os sais minerais absorvidos pelas raízes para todas as partes da planta.
·         O fruto - Protege as sementes que poderão dar origem a novas plantas.
·         A raiz - Prende a planta ao solo, retira a água e os sais minerais da terra e os transporta até o caule.
·         A folha – Órgão responsável por captar a luz solar, que a maioria das plantas utiliza na produção do próprio alimento. Também é por ele que elas respiram e eliminam água por meio da transpiração.
·         A flor - Órgão reprodutor das plantas. É dela que se formam os frutos.

     As plantas utilizam as sementes para a reprodução, porém não são todas que fazem isso. Alguns vegetais não possuem sementes para se reproduzir, eles utilizam partes de seu próprio organismo, como suas folhas, seus caules ou raízes, por exemplo, os quais se multiplicam, ocorrendo, assim, a reprodução.

     Os frutos podem ser carnosos ou secos. Os frutos carnosos têm o pericarpo suculento. Podem ser do tipo baga ou drupa. A baga tem várias sementes em seu interior, já a drupa apresenta apenas uma semente. 

     Os frutos do tipo baga são: laranja, tomate, uva, jaca, melancia, melão, tomate, maracujá, pimentão entre outros.
     Os frutos de tipo drupa são: manga, azeitona, abacate, acerola, coco, macaíba entre outros.

    O uso de inseticidas pelos agricultores pode acarretar a diminuição na colheita dos frutos, porque o inseticida elimina também os insetos que polinizam as flores das plantas cultivadas.

     Essas são as estruturas que podemos encontrar nas flores e que são responsáveis pela reprodução das angiospermas.
·         Ovário – o ovário dá origem ao fruto.
·         Antera – é o órgão responsável por sustentar os grãos de pólen.
·         Corola – é o conjunto de pétalas da flor.
·         Óvulo – o óvulo é a semente.
·         Cálice – é o conjunto de sépalas da flor.

     Corola vistosa, eliminação de odores e presença de néctar são características das flores que auxiliam a sobrevivência da espécie, porque atrai os agentes polinizadores como insetos e aves.

     Os frutos são provenientes a partir das paredes dos ovários das flores.

     Os quatro grandes grupos vegetais que estudamos nesta unidade foram as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.  

     Para que uma planta cresça e se desenvolva, são necessários diversos fatores internos e externos. Entre os fatores externos podemos citar a luz, a água, os sais minerais, o gás oxigênio e o gás carbônico da atmosfera. Entre os fatores internos estão os hormônios das plantas.

     Dispersão das sementes acontece quando as sementes podem ser espalhadas com o auxilio de animais, do vento e da água.  

     A germinação é a primeira fase do processo de desenvolvimento da semente. No momento em que as condições exteriores ficam adequadas, a semente germina. Entre essas condições podemos citar a presença de gás oxigênio, de umidade e temperatura apropriada.

     Suponha que todos os insetos do mundo sumissem. Certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos a diminuição drástica da polinização dos insetos nos vegetais. Dentre os grupos de vegetais que seriam prejudicados estão as angiospermas como as árvores frutíferas.







Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões