Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 28 de maio de 2016

REVISÃO PARA A PROVA DO 6º ANO - II UNIDADE - 2016


     Estas são algumas medidas eficientes para evitar contágio por doenças causadas pela contaminação do solo.

·         Lavar as mãos antes de se alimentar;
·         Proteger alimento da sujeira;
·         Saneamento básico;
·         Educação sanitária.
     O amarelão é uma das doenças causadas pelo solo contaminado, é causado por um verme parasita conhecido como Ancylostoma duodenale. O contágio pode acontecer quando alguém anda descalço em solo contaminado, por meio da ingestão de alimentos mal lavados ou por meio de mãos sujas de terra contaminada. Fraqueza e indisposição são os sintomas do amarelão.
     O bicho-geográfico é um parasita que vive no intestino de cães e gatos, que são seus hospedeiros. Como medidas de profilaxia (medidas preventivas de prevenção da doença), devemos impedir a circulação de animais domésticos nas praias e evitar andar sem calçados nesses terrenos.
     Os parasitas humanos Ascaris lumbricoides e Ancylostoma duodenale têm em comum: -  pertencem ao mesmo filo; - não possuírem hospedeiro intermediário no ciclo de vida; - serem de sexo separados; - reproduzem-se sexuadamente dentro do intestino.
    Esses são os materiais que podem ser reciclados: PAPELÃO, LATA, COPO, GARRAFA, SACOLA, FERRAGEM, JORNAL, VIDRO entre outros.
     Muitos problemas ambientais são gerados pelos lixões, ou seja, enquanto estão expostos, os resíduos atraem animais transmissores de doenças, contaminam o solo e a água. 

     Você sabe que o papel NÃO é resistente à água. Se chover e molhar, o papel não serve para nada, a não ser para ser reciclado. Mas o plástico é muito resiste, podemos até fazer uma capa de chuva com o ele.

     Muitos objetos jogados fora podem ser reutilizados. Um vidro de maionese, por exemplo, pode ser usado de novo para guardar alimentos ou objetos.

     Coleta seletiva é a separação do lixo seco do lixo úmido. O lixo seco é formado por materiais como plástico, vidro e papel. O lixo úmido é composto de material orgânico.

      E por falar em reciclagem do lixo, podemos citar duas vantagens da reciclagem: a diminuição da quantidade de lixo que é descartada sobre o solo causando sua poluição; a geração de renda para os coletores de material reciclável.

      Fungos e bactérias que se alimentam dos restos dos seres vivos após a sua morte são conhecidos como SERES DECOMPOSITORES, esses são os seres vivos responsáveis pela faxina no meio ambiente.

      Podemos contribuir para a transformação do material que não se utiliza mais fazendo coleta seletiva de lixo, para que o material seja destinado à reciclagem de forma adequada.

      A reciclagem é importante para o meio ambiente porque reduz resíduos acumulados em aterros e lixões, a contenção na exploração de matéria-prima, entre outros.
     Os resíduos acumulados (lixos jogados na rua), podem contaminar a água e levam à proliferação de insetos e outros animais que transmitem doenças aos seres humanos. Na época de chuvas esses resíduos podem ser levados pelas águas e causar o entupimento de bueiros, provocando enchentes.
     “A vacina previne e o soro, cura.” Os soros diferem das vacinas porque contêm os anticorpos de que o organismo necessita, servindo para curar algumas enfermidades, enquanto as vacinas estimulam o organismo a produzir anticorpos específicos contra um determinado microrganismo.
    Assim, enquanto o soro tem a função de curar algumas enfermidades, as vacinas têm a função de prevenir contra algumas enfermidades.
     Veja agora quando usamos a vacina ou o soro.
- Usamos a VACINA quando:
·         Para não se preocupar com pequenos arranhões nos arames das cercas, que podem transmitir tétano.
·         Para se prevenir contra a gripe.
·         Para não ter doenças como caxumba e catapora, que podem ter complicações sérias se não cuidadas adequadamente.
·         Para manter a saúde dos animais de estimação.
- Usamos SORO quando:
·         Para o caso de picadas de cobra.
·         Para o caso de picadas de aranhas venenosas.
     Tétano, gripe e tuberculose são algumas doenças que podem ser prevenidas com vacinas.



    








    
      
    



Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões