Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

REVISÃO PARA O TESTE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO - II UNIDADE - 2015

                           
     Os aracnídeos são artrópodes que apresentam o corpo dividido em cefalotórax e possuem OITO PATAS. Ex: CARRAPATO, ESCORPIÃO, ARANHA e outros.

     Essas são as classes dos animais que pertencem ao filo dos artrópodes.
INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES.

     Os animais que pertencem ao filo dos artrópodes possuem o corpo seguimentado e patas articuladas.

     Camarão, siri e caranguejo são exemplos de crustáceos.

     As características dos insetos são: CORPO DIVIDIDO EM 3 PARTES (CABEÇA, TORAX E ABDÔMEN) E APRESENTAM 6 PATAS.

     O MARISCO E AS LULAS pertencem ao filo dos MOLUSCOS, mas o marisco faz parte da CLASSE DOS BIVALVES e as lulas da CLASSE DOS CEFALÓPODES.

     A Tenia soliun é causada por um verme platelminto e é transmitida por ingestão de carne de porco contaminada.

     Em determinadas situações, polvos e lulas podem esguichar uma tinta escura na água, deixando-a turva. Esse comportamento está associado com a DEFESA DESSES ANIMAIS.

     Já as minhocas pertencem ao filo dos anelídeos e as características principais desse filo são que os animais apresentam o corpo em forma de anéis e pele úmida.

     Algumas espécies de cnidários  devem ser evitadas pelos banhistas porque LIBERAM SUBSTÂNCIAS URTICANTES QUE PROVOCA QUEIMADURAS NA PELE HUMANA.
ALGUMAS DICAS COM RELAÇÃO AOS MOLUSCOS.

     Pelecípodes são moluscos com pé em forma de machado, com cabeça reduzida, que não tem olhos nem tentáculos. Possuem conchas com duas valvas. Além dos mexilhões, são exemplos de pelecípodes as OSTRAS.

     As pérolas, usadas na confecção de anéis e de colares, por exemplo, representam um mecanismo de defesa dos animais que as produzem. Esses animais são as OSTRAS.

     Os gastrópodes são moluscos que tem o pé diretamente ligado à massa visceral. São exemplos desses animais os caracóis, os caramujos e as LESMAS.

     As sanguessugas e as minhocas pertencem ao mesmo filo, isto é, FILO DOS ANELÍDEOS.

     Os artrópodes são assim chamados porque POSSUEM PERNAS ARTICULADAS.

     Um estudante encontrou um animal adulto com sete patas articuladas, sem antenas e o corpo dividido em cefalotórax e abdome.
      Esse animal deveria ter oito patas e não sete, a hipótese para a perda da pata seria uma fuga de um predador ou uma luta com outros animais.
      Pelas características apresentadas, esse animal pode ser uma aranha ou um escorpião. Ambos são artrópodes que pertencem a classe dos ARACNÍDEOS.


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões