Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 24 de maio de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 6º ANO - II UNIDADE - 2015


       Se, de uma hora para outra, faltasse CO2 (GÁS CARBÔNICO) no planeta as plantas  morrerão  porque não conseguiriam  fabricar seu alimento através da  fotossíntese e os seres humanos também desapareceriam porque a terra  esfriaria e voltaria à era do gelo.  

     Os vegetais e as algas podem ser importantes para a redução do aquecimento global por serem importantes na absorção do gás carbônico.

     Uma pessoa tem geladeira com freezer superior. Ao abrir a porta do freezer, momentos depois sente que seus pés descalços se resfriam. Isso acontece porque o ar frio é muito denso então desce.

     Se um astronauta colocasse um barômetro na Lua, astro sem atmosfera, ele marcaria 0 (zero), pois sem atmosfera não há pressão.

     O que faz variar a medida da pressão atmosférica é a altitude, isto é, quanto mais subimos menor é a pressão.
     Veja o nome das camadas da atmosfera e as distancias delas em relação à Terra.
TROPOSFERA (15 km), ESTRATOSFERA (50 km), MESOSFERA (80 km), IONOSFERA (600 km).

     Aprenda as dicas.

OXIGÊNIO (O2) – nome do gás indispensável à respiração dos seres vivos.
 GÁS CARBÔNICO (CO2) – nome do gás da troposfera utilizado como matéria prima na fotossíntese.
EFEITO ESTUFA – nome do efeito que pode ser intensificado com o aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

     A tuberculose é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é causada por uma bactéria e pode ser transmitida às pessoas até pelo ar contaminado.

     Os pulmões são os órgãos humanos em que normalmente essa bactéria se instala e pode ser combatida com uma vacina chamada BCG (Bacilo de Clamette-Guérin).

     Agora vamos entender o que se passa nas camadas da nossa atmosfera.

     É na TROPOSFERA onde vivemos, nesta camada ocorrem fenômenos como furacões e ciclones.
     Na ESTRATOSFERA encontramos o ozônio, gás importante, pois filtra a radiação ultravioleta do sol.
     A MESOSFERA é a camada onde ocorre o fenômeno da aurora boreal.
     A TERMOSFERA é uma camada importante para os meios de comunicação por refletir ondas de rádio.
     A EXOSFERA é a camada mais alta da terra. Nela quase não há ar.
     A BIRUTA é um aparelho, com a forma de uma sacola cônica, a qual se prende pela parte mais larga a uma haste vertical. Esse aparelho serve para indicar a direção dos ventos.   

     Já o volume milimétrico das chuvas é obtido utilizando-se um aparelho chamado PLUVIÔMETRO. 
     As medidas da pressão atmosférica podem ser em milibar (mb) ou em milímetro mercúrio (mmHg). Mas, se a pressão atmosférica for de 350 milibars, quanto vale em milímetro de mercúrio? Fácil, é só multiplicar 350 por 0,75 centímetros que equivale a um milibar.

1 milibar .................................... 0,75 milímetros de mercúrio.
                                              350 milibars ............................ X
                                              X = 350 x 0,75 = 262,5 milímetros de mercúrio.

     O clima em diversas regiões do mundo tem sofrido graves alterações por causa de um fenômeno denominado El Niño. El Niño é um fenômeno climático caracterizado pela elevação anormal da temperatura das águas do oceano Pacífico.

     Dentro de um ônibus, é mais fácil contrair uma virose se as janelas estiverem  fechadas. Porque uma pessoa doente pode eliminar microrganismos que ficam concentrados no ar do ambiente fechado.

     Você sabia que a maior parte dos pacientes com doenças infecciosas vive nos países em desenvolvimento? Isso acontece porque nos países em desenvolvimento falta saneamento básico, condições higiênicas e saneamento básico.

     Além de provocar desmatamento, as queimadas ou os incêndios florestais aumentam o efeito estufa, porque durante as queimadas ou os incêndios florestais ocorre a produção de gás carbônico, que colabora com o aumento do efeito estufa.

     Atenção: somente as infecções bacterianas podem ser tratadas com antibióticos.

     A inversão térmica é um fenômeno causado pelas baixas temperaturas e intensificado pela poluição do ar por fumaças dos carros.


2 comentários:

Anônimo disse...

professor todo mundo do 6 ano pedi obg ajudou a todos alem de que repetindo suas proprias palavras QUEM ESTUDA PELA REVISÃO SEMPRE SE DAR BEM e isso pra MAIORIA funciona mais uma vez obg e eu espero q a prova esteja facio bjs e ate sua proxima aula .... A e só pra deixar registrado eu e mais 3 amigas minhas adoramos suas aulas bom eu falo por mim e por elas não sei os ostros ....

Prof. Leopoldo Quaresma Júnior disse...

Obrigado, seja lá você quem for. Sinto-me gratificado em poder ajudar sempre, pois minha missão é fazê-los entender direitinho os conteúdos aplicados e gostar das ciências assim como gosto. Me esforço sempre para que não haja dúvidas, dessa forma possam fazer uma ótima prova. Fico orgulhoso quando um aluno tira 10, chego a ficar emocionado. Parabéns a todos!

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões