Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 24 de maio de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DA II UNIDADE - 7º ANO - 2015


ASSUNTO - MAMÍFEROS

     Você conhece os ornitorrincos? Esses animais são também chamados de monotremos, são mamíferos que botam ovos, isto é, são mamíferos primitivos.

     Marsupiais são mamíferos que possuem um osso chamado MARSÚPIO. Ex. canguru e coala (vivem na Austrália), gambá e cuíca (vive na América do Sul). São mamíferos diferentes dos monotremos e placentários porque seus filhotes se desenvolvem dentro de uma bolsa.

     Veja algumas características exclusivas dos mamíferos.

1.      São homeotérmicos
2.     Respiram exclusivamente por pulmões (são pulmonados).
3.     Possuem mamas.
4.     Vivíparos.
5.     São placentários.

     Na zona rural há um curioso costume de matar morcegos. Agita-se fortemente uma vara longa e os morcegos batem nela e morrem. Isso acontece porque a vara ao ser agitada acaba confundido o radar dos morcegos, aí há a colisão.

     CURIOSIDADES

     Você sabia que as ORCAS não são baleias e os PANDAS não são ursos? As orcas são da família dos golfinhos, portanto um DELFINÍDEO e os pandas são PROCIONÍDEOS, ou seja, são parentes dos guaxinins.

ASSUNTO - ANFÍBIOS

     Os anfíbios, rãs, pererecas, sapos... na fase de girinos (larvas) têm respiração branquial (respiram por brânquias). Já na fase adulta, respiram pela pele (cutânea) e pelos pulmões (pulmonar).

     Na fase adulta, sapos, rãs e pererecas são anfíbios desprovidos de calda. Por essa característica, são classificados na ordem dos ANUROS.

     Salamandras e tritões são anfíbios que possuem calda na fase adulta. Por causa dessa característica, são classificados na ordem dos URUDELOS.

     As cobras-cegas são anfíbios que não têm patas e cujo corpo é comprido e cilíndrico. Devido a essa característica são classificados na ordem dos ÁPODES.

     Anfíbios como os sapos e as rãs têm fecundação externa e seus ovos não possuem casca. O desenvolvimento desses animais é indireto e suas larvas são chamadas de GIRINOS.

     Os anfíbios e os répteis vivem em uma faixa equatorial e temperada do planeta enquanto as aves atingem os pólos. Isso porque os anfíbios e repteis são HETEROTÉRMICOS, ou seja, acompanham a temperatura do ambiente. Se estiver frio o animal fica gelado, se o lugar é quente ele fica quente. Já as aves são HOMEOTÉRMICAS, isto é, conseguem reter calor dentro do corpo, assim não importa se o ambiente está quente ou frio ele vai estar com a mesma temperatura.

     Os anfíbios descendem de peixes muito antigos que puderam se locomover fora da água graças às nadadeiras carnosas e com ossos, como as do celacanto. Esses peixes respiravam por pulmões, pois acredita-se que os anfíbios são a evolução desse peixe.

     Dos vertebrados que estudamos, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, apenas os anfíbios possuem o maior número de formas de respirar. Eles respiram de três tipos: POR BRÂNQUIAS (quando são girinos), CUTÂNEA (pela pele) e POR PULMÕES.

     Ao contrario dos anfíbios, os répteis não respiram mais pela pele. Podemos demonstrar esse fato porque a pele dos répteis são grossas e secas. Os répteis substituíram a respiração cutânea pela respiração pulmonar.

ASSUNTO – PEIXES E AVES

     Os peixes apresentam, em geral, corpo com formato hidrodinâmico, recoberto por escamas lisas e pele produtora de muco. São características que favorecem a SUA LOCOMOÇÃO NA ÁGUA.

     A temperatura dos peixes varia de acordo com a temperatura do ambiente. Logo, eles são classificados como animais PECILOTÉRMICOS OU HETEROTÉRMICOS.

     Observando o esqueleto das aves, vemos que o osso esterno tem uma quilha ou carena (aves carinatas), porém todas as aves, mesmo as ratitas (sem carena), possuem esterno. É por causa da carena que as aves voam. As aves que não apresentam a carena não conseguem voar.

     Vejamos as definições.

MAMÍFEROS – animais que mamam quando pequenos; sua pele é geralmente recoberta por pelos.
AVES – animais que tem o corpo coberto de penas; possuem asas e, em geral, voam.
RÉPTEIS – animais de pele seca e praticamente impermeável, cujo corpo pode ser recoberto de escamas, placas duras e carapaças.
PEIXES – animais que vivem em ambientes aquáticos. Usam nadadeiras para se locomover e, em geral, sua pele é recoberta de escamas.
ANFÍBIOS – animais que, em geral, vivem em ambientes terrestres, úmidos e sombreados; sua pele é lisa e úmida.








Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões