Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 24 de maio de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 8º ANO - II UNIDADE - 2015.


ASSUNTO: ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

     Uma pessoa portadora de necessidades especiais que apresenta deficiência no sentido da visão pode usar o tato para ler e reconhecer objetos no ambiente. Os estímulos são captados PELA PELE E SÃO CONDUZIDOS POR NERVOS SENSORIAIS E  INTERPRETADOS NO CÉREBRO.

     Uma pessoa muito resfriada ou gripada diz não sentir cheiros, sabores, nem ouvir direito isso acontece porque suas cavidades nasais estão cheia de mucos e secreções, se estendendo até a cavidade auditiva.

     Aprenda com as dicas.

TATO – responsável pela percepção de texturas e formas.
OLFATO – responsável pela percepção de odores (cheiro).
GUSTAÇÃO – responsável pela percepção de sabores.
AUDIÇÃO – responsável pela percepção de sons.
VISÃO – responsável pela percepção de cores.

     Louis Braille, foi um professor de Francês que, cego desde 3 anos de idade, criou a escrita para cegos. Esse método é conhecido como Braille e funciona da seguinte forma: em um livro ou caderno especial com vários pontinhos, o deficiente visual passa os dedos e consegue ler o que está escrito. Ele usa o sentido do tato, portanto.

     Uma pessoa ouve bem, mas reclama que tem dificuldades para manter o equilíbrio quando fica em pé. Ela pode estar com LABIRINTITE, é um problema na cóclea, estrutura que faz parte do sistema auditivo.

     Com o passar dos anos, nossas células vão envelhecendo e então começam a surgir problemas. Uma pessoa idosa, com problema na visão, procurou um médico oftalmologista. Este, ao examiná-la, descobriu que o problema era causado pela opacidade da lente. A senhora teve seus olhos afetados por um distúrbio chamado catarata.

ASSUNTO: SISTEMA ÓSSEO E FRATURAS.

     Duas pessoas chegaram ao posto medico. A primeira havia levado uma queda na rua. Seu braço ficou inchado e com hematomas, a dor era intensa e piorava quando o paciente tentava mover o ombro. A segunda pessoa escorregou batendo a cabeça e desmaiado em seguida.

     Um médico de plantão atendeu os dois pacientes e deu os possíveis diagnósticos: o primeiro paciente sofreu uma FRATURA e o segundo TRAUMATISMO CRANIANO.

     A mandíbula é o único osso móvel da cabeça. É importante esse osso ter mobilidade porque assim podemos falar e triturar os alimentos em movimentos mastigatórios.

     As articulações entre ossos do crânio são todas imóveis. A vantagem que o corpo leva com isso é bem clara, esses ossos soldados (colados) vão formar a caixa craniana que vai proteger o encéfalo.

ASSUNTO: GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

      O diabetes melito é uma doença em que o indivíduo pode apresentar hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) e urina com presença de glicose. A pessoa doente pode sentir fraqueza muscular entre outros sintomas. Essa doença se desenvolve no organismo em virtude da deficiência de insulina, hormônio produzido no pâncreas.

     Além da insulina, o pâncreas também secreta um outro hormônio chamado glucagon.

     O diabetes insípido é uma doença em que o indivíduo produz urina volumosa e diluída, chegando a eliminar para o meio externo cerca de 10 litros de urina por dia ou até mais. Essa doença resulta na deficiência do Hormônio Antidiurético (ADH), que é produzido na hipófise.
     A glicose que existe no nosso organismo vem dos carboidratos existentes em abundância em muitos alimentos, como batata, pão e massas, que se transformam em glicose durante a digestão.
     Como os carboidratos são fonte de glicose para o organismo e, no diabético, a produção de insulina é insuficiente para regular a quantidade desse açúcar no sangue, o diabético deve controlar sua ingestão e deve comer muito menos esses alimentos do que uma pessoa que não tem essa doença.
     É bom para o diabético que a glicose em excesso no sangue tenha efeito diurético porque ao urinar ele eliminar boa parte do açúcar. E é por urinar demais que ele sente muita sede.
     A hipófise é chamada de glândula endócrina porque o material secretado por ela é lançado diretamente na corrente sanguínea. 
     Agora vamos conhecer as glândulas endócrinas e o hormônios que elas secretam.
GLÂNDULAS
HORMÔNIOS

Glândula tireoidea ------
Tiroxina
Glândula paratireóidea -
Paratormônio
Suprarrenais------------
Adrenalina
Pâncreas ----------------
Insulina
Hipófise -----------------
ADH

     Entre os 12 e 13 anos, em média, meninos e meninas começam a produzir hormônios que vão transformar os meninos em rapazes e as meninas em moças. Esses hormônios são a testosterona (meninos) e estrógeno e progesterona (meninas). 

     Na analise do sangue de uma pessoa que está em situação de perigo, que levou um susto ou está em um momento de muita raiva, certamente será possível identificar o aumento de um determinado hormônio. Esse hormônio é a adrenalina que é secretado pelas glândulas suprarrenais.

    Em uma consulta médica, uma mulher apresentou os seguintes sintomas: TAQUICARDIA, EMAGRECIMENTO ACENTUADO, EXOFTALMIA e INSÔNIA. Os sintomas são de hipertiroidismo.

     A glândula endócrina deve estar funcionando de forma inadequada nessa paciente é Tireoide.
     O tratamento médico pode ser à base de iodo radiativo.


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões